REGIÃO

Corsan fiscaliza uso irregular de poços artesianos

Dando continuidade aos trabalhos realizados no Litoral Norte, equipes técnicas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciaram em Tramandaí uma fiscalização para identificar a utilização irregular da água de poços artesianos. De acordo com a Corsan, são coletadas amostras da água para análise microbiológica.

Conforme orientação da Vigilância Sanitária, os poços irregulares são tamponados. A Companhia de Saneamento ressalta que o serviço de fiscalização acontecerá em todas as cidades da região. O objetivo é preservar o meio ambiente e a saúde pública, visto que essa água tem maior risco de contaminação.

AÇÕES

Estão sendo inspecionados estabelecimentos comerciais, como restaurantes, pousadas, hotéis e supermercados, além de indústrias. Ao todo, deverão ser visitados mais de 200 locais. Na semana passada, o trabalho já havia sido realizado em Santo Antônio da Patrulha. Em SAP, foram fiscalizados 37 endereços, sendo que em 14 foram registradas irregularidades.

Os usuários desses poços foram notificados e orientados a providenciarem a regularização junto ao órgão sanitário, ligado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado. É válido destacar que a utilização de poço artesiano sem autorização é infração ambiental prevista no artigo 113 do Decreto Estadual 55.374/2020.

OUTROS TRABALHOS

Dando continuidade aos investimentos na região, a Corsan segue realizando a substituição das redes antigas de água em Balneário Pinhal. O objetivo é evitar novos rompimentos na tubulação e, por consequência, o desabastecimento e desperdício de água por vazamentos. Até o momento, foram trocados 678 metros de rede em diversas regiões da cidade. Segundo a Companhia, outros locais também deverão receber a nova canalização. Já em relação aos postos artesianos, está sendo finalizada a instalação de uma nova estrutura na praia de Magistério. Localizado na Rua Bento Gonçalves, o poço terá vazão de 55 litros de água por segundo e capacidade para abastecer até 13 mil pessoas. Enquanto isso, outro poço, localizado na Avenida dos Serradores, no distrito de Túnel Verde, foi concluído. Ele tem capacidade de produção de 44 litros de água por segundo, volume que poderá atender até 11 mil pessoas. O investimento na obra foi de 500 mil reais.

Corsan realiza substituição de redes de água em Balneário Pinhal.
Corsan realiza substituição de redes de água em Balneário Pinhal.

CRÉDITOS
Corsan