Construção de usina movida a casca de arroz no Litoral deve iniciar em agosto

UTE de São Sepé vai ser utilizada como modelo para construção da usina de Capivari do Sul.

O Rio Grande do Sul contará com uma nova Usina Termelétrica (UTE) movida a casca de arroz a partir de 2022, a qual vai ser construída no município de Capivari do Sul. O empreendimento é da Enerbio, empresa responsável por realizar projetos envolvendo energias renováveis. As obras vão iniciar no segundo semestre desse ano.

Segundo o diretor da empresa, Luiz Antônio Leão, a nova termelétrica foi projetada nos mesmos moldes da UTE São Sepé, na região Central do Estado. Essa usina está em operação desde 2018 e tem capacidade de oito megawatts, com potencial de geração de 56 milhões de quilowatts por ano, a partir do aproveitamento de 70 mil toneladas de casca de arroz por ano. Além da de Capivari, também vai ser construída outra usina, nos mesmos moldes, na cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste.

Quando pronta, a UTE Capivari do Sul terá capacidade de cinco megawatts e será abastecida por cerca de 40 mil toneladas de casca de arroz por ano, vindas de engenhos localizados em municípios como Capivari, Palmares do Sul e Santo Antônio da Patrulha, entre outros. “Com esta usina vamos atender a demanda de eliminação de resíduos do arroz beneficiado, já que os engenhos da região reclamam da dificuldade de fazer o descarte e chegam a limitar a produção em alguns momentos por este motivo”, declarou Luiz Antônio Leão.

A casca do arroz leva até cinco anos para se decompor no meio ambiente e tem alta taxa de emissão de metano. A queima não controlada do subproduto também libera na natureza grandes quantidades de monóxido e dióxido de carbono. De acordo com estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o volume de casca de arroz chega a 20% do total de grãos beneficiados pela indústria orizícola no RS.

Foto: Divulgação