REGIÃO

Cidade do Litoral é a que mais possui residências vazias no Brasil

A cidade que possuí mais residências vazias em todo o país fica no Litoral Norte gaúcho. Ao todo, quase 76% de todas as casas no município de Arroio do Sal, não possuem moradores fixos. Cerca de 14,5 mil das 19 mil moradias se encontram desocupadas. Apesar de soar como negativo, o motivo por trás desta estatística representa algo ótimo: Arroio do Sal é um município conhecido por suas praias, e por isso, é tipicamente escolhido pelos gaúchos como uma das principais opções para uma segunda residência.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Arroio do Sal é uma das 53 cidades brasileiras que conta com mais moradias vagas do que ocupadas. A maioria destas se encontra CA Costa Litorânea do país – ao todo, são 18 milhões.

A maior parte das residências vagas em Arroio do Sal, cerca de 13 mil, são de uso ocasional, ou seja, são usadas apenas em períodos específicos do ano por visitantes que moram na cidade. Há também quem opte por alugar seus imóveis para turistas. Essa população flutuante é essencial para a cidade durante os fins de semana e feriados, trazendo grande movimentação para o comércio e turismo durante períodos específicos do ano.

De acordo com o prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), o município teve um pico de construções durante o ano de 2021: 800 novas residências foram construídas durante o período. Ele afirma que com o home office, a movimentação na cidade foi intensificada após o período da pandemia. “Hoje tem também um crescimento enorme das pessoas que trabalham online. Ficam aqui uns dias da semana, depois outros dias vão para cidade onde têm empresa”, declarou o prefeito de Arroio do Sal.

Prefeito de Arroio do Sal Affonso Flávio Angst (Bolão).