Cerimônia formaliza o major Luiz César como comandante do 8º BPM
O major Luiz César Lima dos Santos recebeu formalmente o Comando do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM). A cerimônia oficial foi realizada na quarta (14), na sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), no município de Osório. Lembrando que o major já ocupava o cargo deste agosto, quando substituiu o major Fábio Hax Duro, o qual ocupava o cargo de maneira interina. Vale ressaltar que Hax segue na Corporação, chefiando outras seções do CRPO Litoral.
Em pronunciamento, o major Hax fez uma retrospectiva das Unidades onde trabalhou nos 16 anos em que está na Brigada Militar (BM). Ele afirmou que ser comandante de batalhão é uma das funções “mais nobres na carreira do oficial pelo relacionamento com a tropa e porque percebe nas ruas os benefícios da execução do policiamento”. No final Hax agradeceu o trabalho dos oficiais e praças. O comandante do CRPO Litoral, o coronel Sergio Gonçalves dos Santos, afirmou que Hax sempre atuou em nível “elevado”, tanto na gestão, comprometimento e também na motivação das funções exercidas.
Em relação ao “novo” comandante do 8º BPM, o coronel Sergio exaltou que a presença do major Luiz César qualificou ainda mais o Batalhão responsável por 12 cidades do Vale do Paranhana e do Litoral Norte gaúcho: Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Balneário Pinhal, Maquiné, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha e Tavares.
Natural de Tramandaí, Luiz César ingressou na BM em 1992. Desde então, já atuou como comandante de Pelotão, subcomandante e comandante de Companhia em Tramandaí e outros municípios da região. Nesses 30 anos como brigadianos, o major acumula diversas condecorações como as Medalhas Serviço Policial Militar Categoria Bronze (10 anos), Serviços Distintos, Coronel Octavio Frota, Serviço Policial Militar categoria Prata (20 Anos), Medalha “180 Anos” da Brigada Militar e a Medalha Mérito Inteligência da BM.
HOMENAGEM
Na ocasião, o coronel Cristian Dimitri Andrade, da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC), que passou para a reserva no último mês de novembro, foi agraciado com a Comenda do CRPO Litoral pela parceria em operações conjuntas com a BM enquanto comandou o 6º CRPM (Criciúma) e o 5º BPM (Tubarão). O coronel Dimitri agradeceu a honraria e afirmou que a Corporação gaúcha realiza trabalho de excelência. Após, o militar catarinense entregou o Diploma Amigo do 6º CRPM a oficiais do CRPO Litoral.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades militares da região e da capital, incluindo a do chefe do Estado-Maior do CRPO Litoral, o tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, além de representantes da Polícia Civil (PC) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O secretário de Segurança e Trânsito de Osório Moacir Galimberti também esteve prestigiando a cerimônia.
Fotos: BM