CEEE Equatorial se prepara para estragos de ciclone

Os estados do Sul do país devem encarar entre terça (17) e quarta-feira (18), situações atípicas até mesmo para o inverno. Por conta da chegada de um ciclone muito intenso, que pode adquirir características subtropicais e trazer rajadas de vento de até 150 quilômetros por hora (km/h), as companhias de energia elétrica já se mobilizam para antecipar eventuais ocorrências e diminuir chances de desabastecimento.

Em nota, a CEEE Grupo Equatorial informou que recebeu o aviso de ciclone subtropical previsto para madrugada de quarta. “Dentro do já previsto Plano de Contingência, a companhia de energia estudará a melhor forma de atender as ocorrências, com rápida mobilização de equipes de operação e manutenção”, encerra a nota. A CEEE-D atende 72 municípios gaúchos, incluindo os 23 do Litoral Norte, atendendo um total de 1,8 milhões de clientes.

Não bastasse a Companhia de Energia, a Defesa Civil também está em alerta para as ocorrências. De acordo com a Defesa Civil, rajadas de vento vão atingir boa parte do Estado, especialmente na faixa Leste, principalmente o Litoral, deixando o mar agitado. Além disso, a umidade poderá causar chuva.

A expectativa é que na madrugada de quarta, as chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas continuem, mas vão perder gradualmente a intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável volte a atuar na quinta (19).

A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos. Em Osório, a Secretaria de Segurança disponibilizou três telefones para os moradores ligarem caso seja necessário: (51)3663-6300, (51) 3601-1790 e (51) 99751-5996.