Campus do Litoral terá usina solar fotovoltaica

Projeto de instalação de usina na UFRGS Litoral é inédito na Rede Federal de Ensino. – Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (19), o Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou a instalação de uma Usina solar fotovoltaica de aproximadamente 300 quilowatt pico (kWp). A primeira usina solar fotovoltaica da universidade será conectada diretamente na rede elétrica de distribuição local, seguindo a Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e logo a Lei 14.300, sendo um sistema de microgeração distribuída de energia elétrica obtido por meio do princípio fotovoltaico.

A usina, que deve começar a operar ainda no primeiro semestre, contará com módulos fotovoltaicos de silício de alta tecnologia, inversores de corrente elétrica, sistema de monitoramento e controle de dados, sistema de monitoramento climático (irradiância, temperatura, umidade, velocidade e direção do vento), entre outras tecnologias.

A instalação destes equipamentos permitirá que o Campus seja seu próprio produtor de eletricidade. Além do retorno financeiro provindo da economia na fatura de energia elétrica e da importância ambiental que possui, também traz um papel muito importante de caráter educativo e de inovação. A usina colaborará como apoio ao ensino e ao desenvolvimento e fomento de pesquisas em diversas disciplinas dos cursos da UFRGS Litoral e promoverá o empreendedorismo em energias renováveis e eficiência energética.

A usina solar fotovoltaica da UFRGS Litoral será financiada pelo Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF), que é um projeto do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O projeto busca induzir a cultura do desenvolvimento de energias renováveis e eficiência energética na rede federal de educação. Espera-se que o programa contribua, entre outras medidas, para o aumento da capacidade instalada de energias renováveis no país, principalmente fotovoltaica.

O projeto da usina para o Campus Litoral Norte foi desenvolvido pela UFRGS com a coordenação e supervisão da professora Aline Cristiane Pan, do curso de Engenharia de Gestão de Energia UFRGS Litoral. Doutora em Energia Solar Fotovoltaica, a professora Aline, em conjunto com a Diretora Geral, Liane Ludwig Loder, a Engenheira Ruane Fernandes de Magalhães e a professora Juliana Klas serão as responsáveis pelo acompanhamento da execução da Usina junto a uma equipe que é formada por servidores da UFRGS.