Campanha de multivacinação foca na atualização das cadernetas

Unidades básicas de saúde estarão abertas no próximo sábado

Unidades básicas de saúde estarão abertas no próximo sábado | Foto: Guilherme Testa

A campanha nacional de multivacinação continua até o dia 30 de setembro. Este ano, ela é um pouco diferente, já que o objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação. Desta forma, para que as crianças sejam vacinadas, os pais devem levá-las aos serviços de saúde junto com as carteirinhas. Outra novidade nesta mobilização é a inclusão de crianças e adolescentes de nove até menores de 15 anos. No próximo sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estarão abertas em adesão à campanha.

“A gente tem muito atraso vacinal. As pessoas, por algum motivo, não trazem os filhos para vacinar”, explica a enfermeira da UBS Diretor Pestana, Vanessa Verona.

Segundo ela, por este motivo, a imunização contra a poliomielite, por exemplo, não será para todas as crianças. Em outros anos, a gotinha, como é conhecida, era distribuída independente da caderneta estar em dia ou não. Agora, somente os pequenos que não estão imunizados de forma regular vão receber a dose.

Ao todo, esta edição da campanha, além da VOP (Vacina Oral Poliomielite) é composta pelas seguintes vacinas para as crianças de até cinco anos: BCG, Hepatite A e B, Pentavalente, VIP, Rotavírus, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, Pneumo 10, Meningo C e Febre Amarela. Já para o novo grupo, com idade de nove a 14 anos, 9 meses e 29 dias as imunizações disponíveis são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, DT, DTPA (para gestantes) e HPV.

A inclusão dos jovens com esta faixa etária tem, entre os objetivos principais, a proteção contra o HPV, que previne, também, o câncer de colo de útero nas meninas. Segundo a enfermeira da UBS Diretor Pestana, a Tríplice Viral também é foco importante da mobilização, diante dos constantes surtos de caxumba no Rio Grande do Sul.

A enfermeira também recomenda que os pais leiam as carteirinhas dos filhos para verificar se há alguma vacina ou dose de reforço que precise ser feita. E, ainda que tudo pareça estar regularizado, é importante que a caderneta seja levada a uma UBS, pois recentemente o Calendário de Vacinação passou por algumas mudanças.

No sábado, o funcionamento de todas as unidades de saúde em Porto Alegre será das 8h às 17h. Durante a semana, elas atendem em horários diferenciados.