BOCA DO BALÃO

Boca do Balão 6518

GOVERNOS estaduais vêm “assaltando” os consumidores de energia, comunicações e combustíveis. O STF já havia apontado que os estados deveriam cobrar alíquotas tendo como limite o percentual de referência que é de 17%. Agora a Câmara dos Deputados e o Senado vão definitivamente sacramentar esta alíquota que poderá até ser menor ainda, caso assim o façam. As arrecadações estaduais estão altíssimas com as alíquotas majoradas e terão de adequar a norma que estava prevista para 2024, mas com a aprovação da Lei está deverá ocorrer logo após a sanção presidencial. Um grande alívio para a população que terá luz, telefonia e combustível mais barato.

SECRETARIA do Meio Ambiente já poderia ter providenciado a colocação de lixeiras nas calçadas nas vias centrais da cidade e em pontos de maior concentração de pessoas. Falta uma campanha e local público para o recolhimento de pilhas e lâmpadas que certamente estão indo para o aterro sanitário. Um trabalho prático que envolva a comunidade e na conscientização do descarte correto e não seja somente propaganda como foi o Jogue Limpo.

HOSPITAL assinou contrato com a construtora Panassolo para a construção dos 900m² de área que vai abrigar o nosso setor de Hemodiálise. Este é o primeiro passo para uma reformulação total da estrutura física para a implementação de novos setores como a Hemodinâmica e logo em seguida do setor de Oncologia. Mesmo em crise nosso hospital enfrenta o desafio de ampliar atendimento à população reduzindo o desgaste de viagens para Porto Alegre para alguns procedimentos. No futuro bem próximo será economia para municípios com deslocamentos e diminuição de riscos nas estradas com pacientes e mais recursos para aplicar em suas comunidades. Para o Hospital São Vicente é o começo de uma reclassificação e de melhor remuneração pelos serviços prestados ao SUS.

OMAR LUZ

Diretor e fundador do Jornal Momento. Semanalmente publica artigos para as categorias "Editorial" e "Boca do Balão".