Aulas presenciais retornam em março

Quase um ano após o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a população, aos poucos, vai tentando voltar à normalidade. Após muita discussão e debate, a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) decidiu pelo retorno as aulas presenciais na Rede Municipal no mês de março. A decisão ocorreu durante Assembleia realizada na última quinta-feira (11).

Segundo a Amlinorte, fica a cargo das secretarias municipais de Educação um ajuste dos planos de trabalho para a retomada das aulas (de acordo com a realidade de cada cidade), os quais devem seguir as determinações sanitárias da Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Entendemos que cada município tem suas especificidades, que devem ser respeitadas, mas a maioria deverá estabelecer um sistema híbrido, presencial e online, onde os pais poderão decidir qual o sistema mais favorável ao seu filho”, explicou o prefeito de Itati e presidente da Associação, Flori Werb. Com isso, as aulas presenciais devem retornar na região entre 1o e 08/03.

Em Osório, a prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que as aulas presenciais iniciam a partir do dia oito do próximo mês. O retorno ocorre na modalidade híbrida, alterando entre atividades presenciais e em casa. A ideia é de que (no máximo) 50% dos alunos matriculados retornem as salas de aula. Vale ressaltar que o retorno presencial dos estudantes não é obrigatório e precisa contar com a autorização dos pais ou responsáveis, os quais precisam assinar um termo de Ciência e Responsabilidade, para que os alunos possam voltar a frequentar as escolas. Caso optem por permanecerem em atividades remotas, também é necessário que os responsáveis comuniquem a escola, por meio do termo de Responsabilidade.

COMO VAI FUNCIONAR? As crianças que retornarem as aulas presenciais vão ser organizadas em grupos que vão funcionar da seguinte forma:

Educação Infantil (Turmas Integrais) – As turmas vão ser divididas em dois grupos. O grupo A terá aula pela manhã e o grupo B aula à tarde, de segunda a sexta-feira. Sempre presencial. Na segunda semana inverte: o grupo A terá aula pela tarde e o grupo B terá aula pela manhã. Assim a escola garante atendimento pela professora para ambos os grupos.

Educação Infantil (Turmas Parciais), Pré-Escola (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – As turmas vão ser divididas em dois grupos. O grupo A terá aula presencial em uma semana e o grupo B na outra semana, sempre no seu horário de matrícula. O grupo que não está em aulas presenciais estará realizando atividades remotas. Nas segundas-feiras os dois grupos estarão em aulas remotas.

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – As turmas vão ser divididas em dois grupos. O grupo A terá aula presencial em uma semana e o grupo B na outra semana, sempre no seu horário de matrícula. As aulas presenciais serão de segunda a sexta-feira. O grupo que não está em aulas presenciais estará realizando atividades remotas.

COMO VAI FUNCIONAR O TRANSPORTE? O transporte escolar vai operar com 50% da capacidade do veículo para manter as medidas de distanciamento. A Secretaria de Educação solicita que somente utilize o transporte escolar aquelas crianças que residam a mais de dois quilômetros da escola e que não tenham outra possibilidade de deslocamento até a mesma. A pasta ainda orienta as famílias para fazer contato com a escola para tomar conhecimento do plano de retorno na íntegra com as especificidades de cada realidade e as orientações necessárias para o retorno seguro.

Foto: Félix Zucco