Desfile Cívico reúne centenas de pessoas

OSÓRIO – Um bom público compareceu a Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade, para acompanhar o Desfile Cívico Militar realizado durante a tarde de sábado (6). O ato contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Romildo Bolzan Júnior, o vice-prefeito Ed Moraes e o presidente do Legislativo osoriense, o vereador Rossano Teixeira.
O Desfile da Independência neste ano homenageou nacionalmente Dom Pedro II. Já em âmbito estadual, a homenagem foi feita ao Grêmio Náutico União (GNU). Mais uma vez, o Desfile foi aberto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que trouxe para a ‘Avenida’ suas motos e viaturas. Dando continuidade ao Desfile, vieram o Exército (representado pelo Pelotão do Parque Histórico General Osório), a Marinha do Brasil, a Banda Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Brigada Militar (CRPO Litoral, 8º BPM e Esfes).
Passado os órgãos militares, o Desfile seguiu com os representantes dos distritos locais, o Grupo das Pessoas Idosas (SCFV) e os Escoteiros do Mar, que, assim como nos últimos anos, trouxeram uma demonstração de Tirolesa. E, na sequência, passou o Gemar Ventos do Norte.

Na sequência, deu-se início a passagem das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), sendo a primeira passar pela ‘Avenida’ a Santa Luzia, uma das homenageadas pelo Município, devido aos seus 15 anos de fundação. Além dela, outro destaque foi a Escola Metodista Nehyta Ramos, que, em 2025, comemora os seus 65 anos.

Após a passagem das EMEIs, foi a vez do desfile da Escolas de Ensino Fundamental do município (EMEFs), sendo iniciado pela Osvaldo Bastos, instituição que completou 100 anos de fundação. Além dela, também foram homenageadas as EMEFs Cordeiro de Farias e José Garibaldi pelos 80 e 70 anos completados, respectivamente. A última Escola a passar pela ‘Avenida’ foi a Ângelo Gamba.




Terminada a participação das escolas, foi a vez das entidades da cidade darem o ar da graça. Um dos homenageados, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) foi o primeiro a desfilar. A instituição de Saúde completou 100 anos de fundação em 2025 e foi outro dos homenageados durante o Desfile.

Em seguida, passaram pela R. Marechal Floriano: o Rotary Club, o Rotary Club Bons Ventos, o Rotaract, o Lions e o grupo Sesc Maturidade Ativa. Na sequência, foi a vez do Centro Marcial Jeonsa passar pela ‘Avenida’, trazendo uma demonstração com golpes de Taekwondo. Uma das novidades deste ano foi a participação do Grupo Anhangava. O Clube de Voo Livre localizado no Morro da Borússia levou uma Asa Delta para o Desfile, além de um Paramotor.


O Desfile ainda contou com a participação da Secretaria de Saúde, do Trilha Bike Shop assim como das Secretarias de Assistência Social e Habitação e Educação, sendo encerrado pelos membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, a qual foi uma das organizadoras do Desfile, juntamente com a Secretaria de Educação.
CRÉDITOS: Lucas Rodrigues