Vereadores aprovam Projeto que cria Semana Maria da Penha no município

Votação do PL no 059/2025 foi realizada na noite de terça (20), durante Sessão do Legislativo osoriense.
Votação do PL no 059/2025 foi realizada na noite de terça (20), durante Sessão do Legislativo osoriense.

OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de terça-feira (20), mais uma Sessão Ordinária do Legislativo osoriense. A Sessão da Câmara contou com a presença dos 13 vereadores: Luis Carlos Coelhão, Maicon do Prado, Rosi Jardim, Ricardo Bolzan, Rossano Teixeira e Vagner Gonçalves do PDT; Danjo Renê, Dudu Pellegrini, Fernando Palmital, Júlio Mirim e Lucas Azevedo do MDB; Professora Isabel do PT; e Miguel Calderon do PP.

Durante a Sessão, foram aprovados dois Pedidos de Indicação. Além disso, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) no 059/2025. De autoria da vereadora Rosi, o texto institui no município a Semana Maria da Penha, a ser realizada na semana do dia 07 de agosto, data que marca a sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, a qual leva o nome de Maria da Penha.

O PL deverá ser sancionado pelo prefeito Romildo Bolzan Júnior, passando a valer assim que for publicado no Diário Oficial. Vale ressaltar que, todas as proposições, assim como o Projeto de Lei, estão disponíveis, em sua íntegra, no site da Câmara (camaraosorio.rs.gov.br).

Projeto aprovado teve como proponente a vereadora Rosi.
Projeto aprovado teve como proponente a vereadora Rosi.

PEDIDO DE VISTAS

Também presente na Ordem do Dia, o PL 064/2025 teve Pedido de Vistas por parte do vereador Ricardo. De autoria do Executivo, o texto denomina o Horto do município como Horto Municipal Paulo Cesar da Silva. Com isso, o Projeto seguirá tramitando na Câmara, podendo voltar a votação em uma nova ocasião.

Vereador Ricardo pediu Vistas ao PL que denomina o Horto Municipal como Paulo Cesar da Silva.
Vereador Ricardo pediu Vistas ao PL que denomina o Horto Municipal como Paulo Cesar da Silva.

TRIBUNA LIVRE

No espaço da Tribuna Livre, o professor Ouvides Vicari falou sobre o Grêmio Esportivo Polivalente (Gepol), que em 2025 está completando 50 anos de fundação. O Clube Profissional, hoje licenciado, já participou do Campeonato Gaúcho nas categorias Infantil, Juvenil, Júnior e Sub-19, tendo revelado diversos atletas para times nacionais e também fora do país. Já no quesito Amador, a equipe disputou diversas competições, incluindo o Serramar e o Municipal de Osório, entre outras, conquistando títulos. Atualmente, o Gepol só conta com a Escolinha de Base.

Uma das pioneiras no RS, tanto no naipe Masculino quanto no Feminino, a Escolinha do Gepol já recebeu mais de 10 mil crianças. De acordo com Ouvides, o trabalho é realizado por profissionais qualificados por meio de um Projeto Autossuficiente, visando a inclusão social. “Visamos a formação de cidadãos e, com consequência, a formação de atletas, sempre pensando no bem-estar das crianças”, declarou Vicari.

O professor aproveitou a oportunidade para pedir aos vereadores a regularização de uma área de aproximadamente 300 metros localizada atrás do Campo do Gepol, local que, segundo ele, é utilizado pelo clube há mais de 38 anos: “Pedimos a regularização para continuar com o trabalho sem problemas”, afirmou.

Ouvides encerrou sua fala com uma mensagem a todo o público presente: “O amor a vida tem que ser fraterno e a base social tem que ser igualitária. Se nós tivermos esses dois fatores no mundo, teremos uma vida mais tranquila. Porque é um absurdo em pleno século XXI, estarmos vivendo momentos como o de guerra em alguns países. A cooperação tem que ser solidária e sempre. Temos que nos dar as mãos para um ajudar o outro”, ressaltou o professor, que finalizou agradecendo pela oportunidade.

Professor Ouvides Vicari.
Professor Ouvides Vicari.

PRÓXIMA SESSÃO

Na próxima terça (27), acontecerá mais uma Sessão Ordinária da Câmara, a partir das 19h. Assim como de costume, ela será aberta a toda comunidade e contará com transmissão de maneira simultânea pela Página do Facebook e pelo Canal do Youtube da Câmara de Vereadores de Osório.

CRÉDITOS: Lucas Rodrigues