Operação da Polícia cumpre mandados na região

Operação da Polícia cumpre mandados na região

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã de terça-feira (6), a Operação Litus. A ação teve como alvo um grupo criminoso responsável pela prática de lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas, extorsão, entre outros crimes.

De acordo com a PC, as investigações tiveram início em março de 2024, após a prisão de dois homens por porte ilegal de arma de fogo, ambas ocorridas em Osório. Durante investigações, a Polícia constatou que a dupla pertencia a uma célula criminosa originária do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, com atuação em Canoas (na região Metropolitana) e no Litoral Norte gaúcho.

Conforme o delegado Gustavo Bermudes, da Delegacia de Canoas, o grupo agia em diferentes frentes, atuando com o tráfico de entorpecentes e de armas, assim como extorsão, por meio de empréstimos, entre outras. O dinheiro arrecadado de maneira ilícita era utilizado na compra de imóveis no Litoral, os quais eram disponibilizados para aluguel por meio de plataformas digitais como, por exemplo, o Airbnb. A empresa relatou que não tem nenhuma relação com o grupo criminoso.

OPERAÇÃO

Aproximadamente 150 cumpriram 75 ordens judiciais em 10 cidade do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Litoral Norte, o trabalho foi realizado nos municípios de Capão da Canoa, Imbé e Tramandaí. Além delas, também tiveram ações nas cidades de Alvorada, Arroio dos Ratos, Canoas, Charqueadas e Portão, além de Palmitos e São José, sendo as duas últimas no estado catarinense.

Os policiais apreenderam diversos objetos, incluindo armas de fogo e munições, além de alguns veículos de luxo. Ainda durante a Operação houve o bloqueio de contas, assim com a indisponibilização de vários bens e imóveis. No final, 11 pessoas foram detidas. Segundo Bermudes, entre elas está um homem que teria adquirido um terreno em um condomínio de alto padrão de Tramandaí. Com ele foram apreendidos: uma pistola nove milímetros, uma espingarda e um veículo blindado.

Já em Capão, outro indivíduo foi detido em um condomínio de luxo. No local, os policiais confiscaram um automóvel e uma moto aquática. Todos os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Policiais apreenderam diversos objetos, incluindo armas de fogo e munições, além de automóveis de luxo e uma moto aquática.
Policiais apreenderam diversos objetos, incluindo armas de fogo e munições, além de automóveis de luxo e uma moto aquática.

CRÉDITOS: PC