CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Biblioteca Fernandes Bastos é reaberta

OSÓRIO – Na manhã de terça-feira (15), a Biblioteca Pública Fernandes Bastos voltou a abrir as portas para a comunidade osoriense. Localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade, ela estava fechada para reformas desde julho de 2023. Com prazo inicial para serem concluídos até o final de dezembro do ano passado, os trabalhos precisaram ser adiados devido a troca de empresa na realização das obras.

Neste período, o local recebeu a troca do telhado, pinturas interna e externa, instalação de forro em PVC e de gesso, implantação de novo sistema de iluminação, entre outros reparos. Uma divisória foi colocada na parte térrea para criar o ambiente infantil, com prateleiras de livros na altura dos pequenos. Já no piso superior, a Sala Verde, voltada à Educação Ambiental, voltará a funcionar, com livros e materiais voltados ao tema. Ainda no segundo andar, será disponível uma sala ampla com cadeiras e tela, local que poderá receber eventos como palestras e Cine Debates.

No total, foram investidos 235 mil reais. Com a entrega das obras, a Biblioteca voltará a funcionar no seu horário normal, de segunda a sexta-feira, sempre em dois horários: Das 8h às 12h e das 13h e 30min às 17h e 30min. Com 7,2 mil usuários cadastrados, a Fernandes Bastos conta com um acervo de 24 mil registros bibliográficos.

No retorno às atividades, a Biblioteca recebeu a visita do secretário Municipal de Educação, Marcelo Reis. Além dele, a autora Ilda Renata da Silva Agliardi também compareceu ao local. Na ocasião, a escritora doou dois exemplares autografados de um de seus livros: Comunidade Educadora.

Secretário Marcelo Reis e autora Ilda Agliardi prestigiaram reabertura da Biblioteca.
Secretário Marcelo Reis e autora Ilda Agliardi prestigiaram reabertura da Biblioteca.

SOLENIDADE

A reinauguração oficial está marcada para a próxima quinta (24), quando haverá uma cerimônia com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o prefeito Romildo Bolzan Júnior. O ato está marcado para às 18h e 30min e será aberto a toda comunidade osoriense. O público presente poderá acompanhar algumas apresentações artísticas e culturais.

Localizada no Centro da cidade, espaço estava fechado para obras desde julho de 2023.
Localizada no Centro da cidade, espaço estava fechado para obras desde julho de 2023.

CRÉDITOS: Gustavo Veiga