Bocal de Prata retoma ensaios no Parque de Rodeios
OSÓRIO – O Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Bocal de Prata, após entrar em um acordo com o Ministério Público (MP), retomou, de maneira parcial, os ensaios em sua sede, localizada no Parque de Rodeios e Eventos Jorge Dariva. A informação foi divulgada nas redes sociais do Bocal, por meio de um Comunicado.
De acordo com o texto, os trabalhos puderam retornar no dia último dia 19 de março, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O documento prevê que os ensaios sejam realizados até às 22h. Apesar da conquista, a limitação no horário representa um desafio para o PTG, principalmente, para a invernada Adulta, que não consegue adequar seus ensaios, o que obriga os dançarinos a seguir buscando espaços alternativos. Segundo o patrão da entidade, Thales Veiga, a direção do Bocal de Prata já está trabalhando na busca por um novo local que atenda às necessidades do grupo.

ENTENDA O CASO
Em janeiro deste ano, após receber uma notificação do Ministério Público, o Bocal de Prata suspendeu as suas atividades no Galpão localizado no Parque de Rodeios Jorge Dariva. Sem poder utilizar o espaço, a entidade teve que se virar para conseguir manter suas atividades funcionando, utilizando diferentes locais na cidade, incluindo a Escola Osvaldo Amaral e o Largo dos Estudantes Sônia Chemale.
Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o PTG deixou de utilizar o espaço no Parque de Rodeios. Em setembro do ano passado, o Bocal de Prata já havia sido notificado pelo MP, após denúncias de vizinhos alegando incômodo devido ao barulho. A notificação na época exigia adequações acústicas no espaço, prevendo multa de R$ 2,5 mil em caso de descumprimento. Entretanto, nada foi feito, com a entidade voltando a realizar suas atividades no local dias depois.

Crédito: Divulgação