CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Projeto ‘A Cidade das Crianças’ terá continuidade no município

OSÓRIO – O prefeito Romildo Bolzan Júnior esteve reunido nesta semana, em seu Gabinete, com o coordenador do programa ‘A Cidade das Crianças’, Alencar Massulo. A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Educação, Marcelo Reis; da arquiteta Raiana Ruviaro (setor de Gestão Territorial da prefeitura) e de Adriana Sperandir (representante da Secretaria de Cultura).

Na ocasião, o chefe do Executivo confirmou que o projeto seguirá sendo realizado no município em 2025. O encontro também serviu para a apresentação das primeiras atividades, que terão início em março. Na próxima quinta-feira (06/03) haverá o sorteio dos 28 estudantes que vão compor o Comitê de Crianças. Ele será composto por alunos da Rede Municipal de oito a 11 anos de idade. “O Comitê vai participar de reuniões mensais do projeto para que a gestão pública possa ouvi-las em todos os assuntos relacionados à infância e primeira infância, inclusive, espaços públicos e mobilidade urbana”, explicou Alencar.

O sorteio será feito eletronicamente pelo banco de dados da Secretaria Municipal de Educação e as crianças sorteadas serão convidadas a participarem do Comitê mediante a autorização dos pais ou responsáveis. Após a escolha do grupo, no dia 15/03 está prevista uma atividade lúdica, em parceria com o Rotaract, para a realização da posse do Comitê das Crianças. O ato acontecerá em rua central da cidade, ainda a ser definida.

REDE URBAN 95

Ainda durante a reunião, o prefeito Romildo confirmou a adesão do município na Rede Urban 95. A iniciativa global busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades.

A CIDADE DAS CRIANÇAS

Em setembro de 2022, o prefeito da época Roger Caputi assinou o Decreto Municipal 160/2022, o qual autorizava a adesão do município de Osório ao ‘Cidade das Crianças’. No mesmo dia, também foi assinada a Ficha de Adesão ao Programa. De acordo com o Decreto, o objetivo é incentivar a participação das crianças nos processos de discussão sobre ações para o município que resultem em melhor qualidade de vida para toda população osoriense.

Após a participação do Município no Encontro Brasileiro de Cidades da Criança, realizado em março de 2023, na cidade de Jundiaí (SP), em 17 de maio do mesmo ano foi lançado oficialmente o Projeto em Osório, sendo a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osmany Martins Véras a primeira a receber as atividades.

Com isso, o município osoriense se tornou o segundo no país a aderir ao Projeto. Vinculado a Associação Francesco Tonucci, na cidade de Roma, Itália, ele foi criado em 1991.  Presente em mais de 300 cidades de diversos países do mundo, a Rede tem como objetivo incentivar a participação das crianças nos processos de discussão sobre ações para os municípios que resultem em melhor qualidade de vida para toda população.

Reunião discutiu atividades que serão realizadas na cidade ao longo deste ano.
Reunião discutiu atividades que serão realizadas na cidade ao longo deste ano.

CRÉDITOS: PMO