Escola Polivalente é homenageada pelos seus 50 anos
OSÓRIO – Dando continuidade as homenagens, o Legislativo osoriense recebeu no dia 21 de novembro uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Maria Teresa Vilanova Castilhos (Polivalente). A honraria foi proposta pelo vereador Lucas Azevedo (MDB), por meio do Requerimento 001/2024.
Ex-aluno do Polivalente, o vereador Lucas estava muito contente em poder homenagear a sua escola, local onde, segundo ele, viveu grande parte da sua adolescência e passou muitos momentos maravilhosos: “O Poli foi uma das minhas primeiras casas em Osório”, declarou o proponente da homenagem. Aliás, foi no colégio que Lucas conheceu a sua esposa, Tuani, com quem teve três filhos.
Durante a sua fala, o vereador citou o nome de seus ex-professores e relembrou histórias vividas no colégio, inclusive, quando foi eleito o Garoto Polivalente. “Eu sou honrado e orgulhoso de ter estudado no Polivalente. Foram grandes momentos que vivi no Poli e quero ver essa escola por mais 50 anos sendo referência em Osório”, declarou Lucas Azevedo. No final, o vereador se comprometeu com a instituição e, afirmou que no seu próximo mandato irá em busca de recursos para a construção da quadra poliesportiva coberta da Escola.
SOBRE A ESCOLA
Fundada em 14 de novembro de 1974, a Escola teve como seu primeiro diretor o professor José Carlos Becker, que ficou no cargo de 1975 a 1979. Diferenciada, a instituição contava com Ensino Politécnico, abrangendo as técnicas Comerciais, Industriais, Agrícolas e Domésticas.
Além disso, também contava, na época, com aulas de cerâmica, tipografia, culinária e um salão de beleza completo. Atendendo diferentes áreas, o colégio até hoje é mais conhecido por Polivalente, do que por Maria Teresa Vilanova Castilhos. Hoje dirigida pela professora Maristela Amaral da Silva, o ‘Poli’, como é carinhosamente chamado, conta com Ensino Fundamental e Médio completos, além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, são cerca de 500 alunos, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite.
CERIMÔNIA
A Sessão Solene contou com a presença de diversas autoridades, incluindo: o presidente da Casa, Miguel Calderon (PP); os vereadores Ed Moraes (PDT) e João Pereira (MDB); o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rodrigo Firme; a diretora do Polivalente, Maristela Amaral; os vices da Escola, Carla Isopo, Eleor Rodrigues e Fabiano Marques, além de professores, funcionários, alunos e ex-alunos da instituição.
Primeiramente foi lido um breve histórico da Escola. Na sequência, foi exibido um vídeo produzido pelo colégio em comemoração aos seus 50 anos de fundação. Depois, as autoridades realizaram a entrega da placa a direção da instituição. Logo após, foram realizadas todas as falas. E, por fim, foi executado o Hino de Osório e, em seguida, foi encerrado o ato.
CRÉDITOS
Samuel Capra