Ex-prefeita do Litoral Norte recebe Troféu Mulher Cidadã
Na última quarta-feira (6), foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), uma Sessão Solene em alusão ao Dia da Mulher, ocorrido na sexta (8). Durante a ocasião foi entregue o Troféu Mulher Cidadã, honraria destinadas a mulheres gaúchas de destaque em diferentes áreas.
Uma das homenageadas foi a ex-prefeita de Cidreira, Custódia Bergues da Silva, primeira prefeita da história do Litoral Norte gaúcho, servindo de inspiração para aquelas que vieram a seguir seu feito. Atualmente, a região conta com duas prefeitas: Márcia Tedesco (Balneário Pinhal), que está em seu segundo mandato; e Lola Germann (Três Forquilhas). Além disso, são cinco vice-prefeitas entre os 23 municípios da região: Juliana Martin (Capão da Canoa), Sandra Mara Cardoso (Capivari Do Sul), Marta Aguiar dos Santos (Mampituba), Elena Masiero (Maquiné) e Leoni Felicidade Carlos (Morrinhos do Sul).
A indicação foi feita pela deputa Kelly Moraes (PL), na categoria Promoção da Participação Política da Mulher. Durante sua fala, a parlamentar ressaltou a trajetória de Custódia que, segunda ela, “é uma inspiração para outras mulheres na política e nas causas sociais”. “Eu que também já fui prefeita da minha cidade sei o quanto nós precisamos nos superar, e a tua força e o teu trabalho ao longo de tantos anos deixaram marcas que orgulham as mulheres da tua comunidade”, afirmou a deputa Kelly.
Além de prefeita de Cidreira, Custódia também foi presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e secretária de Assistência Social de Tramandaí e Cidreira, tendo como destaque os projetos sociais. Em Tramandaí, ela realizou projeto habitacional de casas populares e fundou a primeira escola de Educação Infantil do município. Graduada em Turismo, ela foi responsável por realizar diversos eventos na área. Custódia também atuou como professora do Estado e foi delegada Regional de Educação, implantando o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) de Cidreira.