CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Osório recebe eventos sobre Turismo Rural

OSÓRIO – Durante a terça-feira (5), o município recebeu dois importantes eventos ligados ao Turismo Rural da região. O Largo dos Estudantes Sônia Chemale foi palco da 1ª Mostra de Artesanato Rural do Litoral Norte, onde dezenas de artesãos puderam expor seus trabalhos.

Paralelamente, no CTG Estância da Serra, aconteceu o Seminário de Turismo Rural. Ambos os eventos foram realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, em parceria com a Associação de Turismo do Litoral Norte (ATLNorte) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-RS).

Pela manhã houve o primeiro painel. Paulo Kirst (Pousada Romântica no Sítio Buraco Fundo da cidade de Vale Verde) falou sobre ‘Pousada Rural como Alternativa de Renda para o Produtor’. Na sequência, foi a vez do secretário de Turismo de Mampituba, Vilson José do Nascimento Jr, discorrer sobre o Geoparque Turismo. E, para fechar, houve a palestra Histórias de Sucesso: O Papel Transformador do Senar no Turismo Rural, com os Aline Moraes (Plantur Consultoria, Planejamento e Educação em Turismo Ltda e Senar-RS), Silvia Maria Munari (Sítio Uratau de Osório) e Elizabete Klein Torres (Borralho Café de Três Forquilhas).

Já na parte da tarde, foram discutidos os seguintes temas: ‘Turismo de Experiência e Inovação no meio Rural’, com Daniela Moraes da Cellos (Consulting e Experience, Rota Caminho dos Vales e das Águas); ‘Trilhando o Desenvolvimento Rural’, com Nilvia Pinto Pereira; e ‘O que fazer hoje para o Turismo de amanhã’, com Paula Nora (Sebrae).

Os moderadores dos painéis foram Rosana Simões, representante da Câmara de Turismo Rural do Senar-RS, e Flavio Holmer, presidente da ATLNorte. “O Turismo Tural é uma fonte de renda para áreas rurais e comunidades locais. A realização deste seminário tem o objetivo de fornecer informações e estratégias para desenvolver essa atividade econômica, contribuindo para a geração de empregos e o crescimento econômico nas regiões rurais”, declarou o presidente da ATLNorte.No final, Flavio destacou o sucesso dos eventos que, segundo ele, contaram com “organização impecável, qualidade dos palestrantes e público excepcional”.

Artesãos e comerciantes puderam expor seus produtos.