CIDADEESPORTESSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

JEO conhece campeões do Futsal Infantil e Mirim

OSÓRIO – Dando continuidade aos Jogos Escolares de Osório (JEO), o Ginásio A da Vila Olímpica recebeu durante a terça-feira (29/08), as partidas do Futsal Infantil (Feminino) e Mirim (Masculino e Feminino). Ao todo, nove escolas disputaram os jogos, sendo premiadas as três melhores em cada categoria. As partidas foram realizadas em tempo único de oito minutos.

No Mirim Feminino, quatro equipes disputaram o título em um quadrangular. Sobrando em relação as demais, a Escola Adventista foi a grande campeã ao vencer os três jogos que disputou. Na estreia, o Adventista derrotou a Major Antônio de Alencar por 3 a 0. No segundo confronto, goleada para cima da Osmany Martins Véras por 7 a 0. A confirmação do título veio com outra goleada, dessa vez para cima da Osvaldo Bastos, pelo placar de 6 a 0.

Com seis pontos, a Major ficou na 2ª posição, graças as duas vitórias por 1 a 0 para cima de Osvaldo Bastos e Osmany. Empatadas com um ponto, a Osvaldo Bastos levou a melhor sobre a Osmany no saldo de gols (-7 contra -8), ficando com a terceira colocação.

MIRIM MASCULINO

Oito escolas disputaram o título da categoria. Elas foram divididas em duas chaves com quatro cada uma, onde jogaram entre si, avançando as duas melhores de cada grupo para as semifinais. Após grandes duelos, a final foi disputada entre Adventista e Osmany. A Escola Adventista chegou a decisão vencendo todos os seus jogos: 5 a 0 José Paulo da Silva, 1 a 0 na Major Alencar, 1 a 0 no Milton Pacheco (Ciep) e 3 a 0 no Prudente de Morais (semifinal). Também invicta, a Osmany chegou a decisão com três vitórias e um empate: 5 a 0 na José Garibaldi, 1 a 1 com o Prudente, 2 a 0 na Osvaldo Bastos e 2 a 0 no José Paulo (semifinal).

Final – Depois de um começo truncado, a Escola Adventista começou, aos poucos, a tomar conta do jogo. Arthur chutou cruzado e a bola passou perto. Na sequência, em outro chute de longa distância, o goleiro do Osmany foi no canto e fez a defesaça com o pé. A resposta do Osmany saiu em um contra-ataque: João Carlos avançou com a bola e chutou cruzado para a defesa do goleiro Tallys. Após escanteio, Bruno bateu de primeira e a bola foi por cima da goleira.

Quando o Osmany começava a gostar do jogo, o Adventista abriu o placar. Joaquim entrou na área tabelando com Pedro e só teve o trabalho de empurrar para as redes para fazer 1 a 0. Pouco tempo depois, o Osmany teve a chance do empate. Alex ficou cara-a-cara com Tallys, mas o goleiro do Adventista saiu nos pés do camisa 10 do Osmany para segurar a bola.

O Adventista voltou a pressionar e conseguiu chegar ao segundo gol. Vitor roubou a bola e chutou da entrada da área, a finalização saiu fraca, mas o goleiro Arthur acabou aceitando: 2 a 0 Adventista. A reação do Osmany foi imediata. Depois da saída de bola, João Carlos lançou Bruno, que tocou na saída de Tallys para descontar: 2 a 1.

Mesmo com o gol sofrido, o Adventista seguiu pressionando, obrigando Arthur a fazer, ao menos, quatro defesas para evitar o terceiro gol. No final, o jogo terminou mesmo com triunfo do Adventista por 2 a 1, resultado que confirmou o título do Mirim Masculino para a Escola. Já na disputa do 3º lugar, o José Paulo goleou o Prudente pelo placar de 4 a 1.

INFANTIL FEMININO

Cinco escolas disputaram o título da competição. Elas foram colocadas em grupo único, onde jogaram entre si, sendo a campeã aquela que somasse mais pontos. A disputada se encaminhava para a última rodada, quando uma professora do Milton Pacheco (Ciep) foi questionar sobre a participação de suas atletas. Porém, a organização do evento (Sesc) afirmou que não viu o time no ginásio e tirou a equipe da competição. Vale ressaltar que as meninas passaram todo o dia no ginásio e não foram avisadas sobre os jogos. Tentando compensar o erro, um dos representantes do Sesc resolveu realizar um amistoso entre o time do Ciep e a José Paulo da Silva, onde Zé Paulo venceu por 4 a 0.

De volta a competição, Osvaldo Bastos e Adventista se enfrentariam no duelo que valeria o título. Com nove pontos em três jogos, o Osvaldo jogava pelo empate para ser campeão. Já para o Adventista, somente a vitória seria o suficiente para ficar com o primeiro lugar da competição. Além de estar com 100% de aproveitamento, o Osvaldo Bastos não havia sofrido gols. A Escola passou por Dezesseis de Dezembro (3 a 0), José Paulo da Silva (1 a 0) e Prudente de Morais (1 a 0). Já o Adventista, depois de estrear empatando com o Prudente em 1 a 1, havia vencido o Dezesseis e o José Paulo pelos placares de 1×0 e 2×0, respectivamente.

Final – O Adventista abriu o placar após uma bobeada da defesa do Osvaldo dentro da área. Luiza chutou, a goleira Beatriz não segurou e no rebote, a mesma Luiza só colocou para dentro: 1 a 0. A resposta do Osvaldo foi imediata. Alessandra chutou cruzado e Sofia defendeu. Pouco tempo depois, em cobrança de lateral saiu o gole de empate. Alessandra só pisou na bola e Graziela chutou cruzado para empatar o jogo: 1 a 1. Na sequência, em nova jogada das duas, o Osvaldo Bastos virou a partida. Graziela tabelou com Alessandra e chutou, a bola passou por baixo da goleira do Adventista e entrou: 2 a 1 para o Osvaldo.

Com dificuldades para criar, o Adventista arriscava com finalizações de longe. Em um desses chutes, Marina arriscou do meio da quadra e Beatriz defendeu. No último lance da partida, Ana Alice (Osvaldo) recebeu sozinha dentro da área, dominou, girou e bateu para defesa de Sofia.

Com a vitória por 2 a 1, o Osvaldo Bastos chegou aos 12 pontos, ficando com o título do Infantil Feminino. Mesmo com a derrota, o Adventista terminou com o vice-campeonato, com sete pontos. Já a terceira posição ficou com o José Paulo da Silva. Empatada com o Prudente, ambas com quatro pontos, a Escola levou a melhor no confronto direto ao vencer pelo placar de 1 a 0.

Escola Osvaldo Bastos foi a campeã do Futsal Infantil Feminino.

INFANTIL MASCULINO

Com os jogos sendo realizados no último dia 10 de agosto, o Albatroz foi o campeão do Futsal Infantil Masculino. A Escola se sagrou campeã ao derrotar o Osvaldo Amaral na grande final. Já o terceiro lugar ficou com o Adventista.

Escola Albatroz foi a campeã do Futsal Infantil Masculino. – FOTOS: Lucas Rodrigues