POLICIALREGIÃOSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Litoral Norte recebe Curso de Formação de Instrutores para o Proerd

Teve início na segunda-feira (3), o curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A execução é feita pelo Centro de Treinamento Dare/Proerd, sob a coordenação da Academia de Polícia Militar e supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar (BM), com apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral). As aulas acontecem na sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), em Osório.

Ao todo, 36 Policiais Militares (PMs) dos CRPOs do Estado, além de uma major de Sergipe, estão participando das atividades. O curso conta com 80 horas e seguirá sendo realizado até a próxima sexta (14). Uma vez habilitado, o PM será instrutor do Proerd em colégios públicos e privados que façam adesão ao Programa, orientando alunos da Educação Infantil, anos iniciais, 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com material didático específico para cada faixa etária.

PROGRAMA – O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome Drug Abuse Resistance Education ou DARE (sigla em inglês para Educação sobre Resistência ao Abuso de Drogas), chegando ao Brasil em 1992. Quatro anos depois, em 1998r, a Brigada passou a introduzir a metodologia em inúmeros municípios gaúchos, aproximando a Corporação da comunidade escolar ao desenvolver um currículo de prevenção às drogas ilícitas e à violência.