GERALSAÚDE

Governo do Estado revoga Decretos da pandemia

O Governo gaúcho revogou 30 Decretos que foram publicados, desde março de 2020, para evitar o avanço da Covid-19 no Estado. A decisão foi tomada a partir da declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a pandemia de Covid-19 não configura mais uma emergência de saúde pública.  O Decreto de revogação no 57.087, foi assinado pelo governador Eduardo Leite e entrou em vigor na segunda-feira (3).

O principal Decreto revogado é o de número 55.128, que declarou estado de calamidade pública em todo o território do RS. Também perderam a validade os Decretos 55.129, que estabelecia o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia, o Conselho de Crise, o Grupo Interinstitucional de Monitoramento das Ações de Prevenção no Sistema Prisional e o Centro de Operação de Emergência (COE Covid-19), assim como os Decretos que estabeleceram e mantiveram o Sistema de Distanciamento Controlado e o Sistema 3As (Avisos, Alertas e Ações) para monitoramento e controle da Covid-19.

Apesar de não ser mais uma emergência de saúde, ainda há casos graves da doença no país. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 18 e 24 de junho, foram registrados 1.215 novos casos e 11 mortes. Por isso, o infectologista Werciley Vieira recomenda cuidados básicos no dia a dia. “Higienizar as mãos, caso tenha sintomas respiratórios usar máscara para não se contaminar e, principalmente, vacinação”, declarou. Ainda segundo o infectologista, pessoas com imunidade baixa também devem fazer uso de máscara e evitar ambientes com aglomeração de pessoas.