CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Programação da Semana Municipal do Meio Ambiente segue até quarta-feira

OSÓRIO – Teve início na última quinta-feira (1), a Semana Municipal do Meio Ambiente. O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária – Programa Jogue Limpo com Osório, e conta com apoio das seguintes instituições: Emater-RS/Ascar; Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório; Universidade Estadual do RS (Uergs), Campus Litoral Norte; Centro Universitário Cenecista (Unicnec) Osório; Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ildefonso Simões Lopes (Rural); além do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM).

Na manhã de sexta (2), o Largo dos Estudantes Sônia Chemale recebeu a abertura oficial da programação. Durante a sua fala, o prefeito Roger Caputi ressaltou a importância do evento, pedindo conscientização por parte da população osoriense: “Estamos iniciando essa semana tão importante para todos nós, uma semana que visa conscientizar a população para o cuidado do nosso Meio Ambiente. Essa conscientização começa dentro das casas com a separação do lixo, nas salas de aula com o professor ressaltando a importância de reduzir, reutilizar e reciclar determinados materiais que causam impactos negativos no meio ambiente. Que seja uma semana muito proveitosa para todos”, declarou Roger.

Além do chefe do Executivo, também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária Dirlei Souza, o coordenador do Programa Jogue Limpo com Osório Aluízio ‘Verdinho’ Dias; Claudionor Ávila (Emater); Jorge Teixeira (presidente do Condema); o sargento Érico Duarte (Patram); o presidente da Câmara de Vereadores Miguel Calderon, entre outras autoridades.

RECICLEIDE

Após a fala das autoridades, houve uma apresentação com a Recicleide. Para quem não sabe, Recicleide é uma personagem interpretada pela ativista gaúcha Karina Signori. Ela é uma figura conhecida por seu trabalho dedicado em prol do meio ambiente. Com sua energia contagiante e seu vasto conhecimento tem se empenhado em conscientizar as pessoas sobre a importância da conexão dos ciclos, da redução do consumo e do desenvolvimento de práticas sustentáveis em todos os aspectos da vida. Ela é uma defensora incansável da preservação da natureza e busca inspirar indivíduos, comunidades e governos a adotarem medidas concretas para a proteção do meio ambiente.

Durante a programação, Recicleide também realizou outras apresentações. Na quinta, as atividades ocorreram no Largo, na parte da manhã e da tarde. Além disso, também houveram apresentações na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osvaldo Bastos, no Aguapés, e na EMEF José Paulo da Silva, em Atlântida Sul.

Recicleide realizou apresentação a estudantes das escolas do município.

ENTREGA DE VAN

Ainda durante a abertura, foi repassada a Secretaria de Meio Ambiente uma Van. O veículo surgiu fruto de um convênio entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, que contou com parceria do município. Na oportunidade, em maio de 2014, pesquisadores da Universidade desenvolveram em Osório, o Projeto Lagoas Costeiras 3, com o objetivo de implementar a gestão sustentada das lagoas costeiras e da água subterrânea na cidade, com base no diagnóstico da qualidade e na utilização racional dos recursos hídricos.

Após a utilização no projeto, o veículo foi cedido à Secretaria Municipal de Educação para apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Porém, desde 2015, estava em desuso, com apenas três mil quilômetros rodados. Segundo Aluízio Verdinho, o veículo será utilizado pelo Jogue Limpo como “laboratório móvel”, durante ações que serão realizadas nas escolas e pontos da cidade.

Vereador Calderon, Verdinho, sargento Duarte e secretário Dirlei durante entrega da Van.

OUTRAS ATIVIDADES

A programação seguiu durante a semana passada com diversas atividades. Na quinta-feira (1), o Ginásio de Esportes de Atlântida Sul recebeu uma oficina de utilização de resíduos orgânicos para melhoria do solo, com a presença de agentes da Emater, da Associação Arteiras de Atlântida Sul e da subprefeitura do distrito. Na sexta (2), o Largo dos Estudantes recebeu uma exposição de trabalhos dos alunos da Escola Rural e do Colégio Marquês. Já no final de semana, houve limpeza do complexo da Lagoa do Marcelino e na beira-mar de Atlântida Sul.

Na manhã de segunda (5), foi realizada uma palestra no auditório do IFRS, Campus Osório sobre Ecofeminismo e protagonismo feminino na agroecologia, com a jornalista Caroline Luiza Willig e a enfermeira Silvia Maria Munari. A programação segue até quarta-feira (7), com oficinas nas escolas da cidade e na Uergs, Campus Litoral Norte (veja o cronograma para os últimos dias da Semana Municipal de Meio Ambiente no final da matéria).

Escoteiros realizaram limpeza no Complexo da Lagoa do Marcelino. – FOTOS: PMO

PROGRAMAÇÃO

06/06 (TERÇA)

Das 14h às 16h – Oficina ‘Jogando pelo Meio Ambiente’.

Local: Escolas do município.

07/07 (QUARTA)

Das 9h às 11h e das 14h às 16h – Oficina ‘Jogando com a Ciência’.

Local: Uergs, Campus Litoral Norte.

Às 14h – Oficina ‘Conservação do Solo e agroecologia’.

Local: Escola Rural.