CIDADESAÚDE

CRPO realiza atividade em alusão ao Maio Vermelho

OSÓRIO – No mês dedicado ao combate e a prevenção do Câncer Bucal, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral) realizou na tarde de quinta-feira (25), na sede do CRPO, uma atividade em alusão ao Maio Vermelho.

Os Policiais Militares (PMs) do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) e do 2º Batalhão em Áreas Turísticas (BPAT) participaram de uma palestra, onde foram discutidos os fatores de risco e prevenção à doença. A atividade foi comandada pelos cirurgiões-dentistas do Centro Médico-odontológico do Departamento de Saúde da Brigada Militar (BM): O major Maximiliano Schünke Gomes e o capitão Leonardo Spohr.

Os palestrantes aproveitaram para trazer dados sobre a doença. Segundo os dois, o Câncer Bucal atinge, em sua maioria, homens, sendo 70% dos casos registrados em pessoas com idade superior a 50 anos. Os principais fatores de risco são o tabagismo, consumo de álcool, vírus HPV e radiação solar.É válido destacar que, 80% dos casos de Câncer Bucal têm cura e quando mais cedo forem diagnosticados, melhor e de maneira mais eficaz serão tratados.

SAÚDE MENTAL

Na sequência das atividades, foi a vez da palestra com a capitã Isadora Rocha dos Santo, psiquiatra do Hospital da BM em Porto Alegre. Durante a sua fala, ela explanou sobre saúde mental e fez uma contextualização histórica das questões de suicídio, mostrando aspectos para avaliação de riscos e fatores para prevenção de casos. A capitã afirmou que o atendimento biopsicossocial oferecido ao efetivo pela Corporação favorece a diminuição de fatores de risco e já promoveu a redução de casos de suicídio na tropa.

Ao final do evento, o comandante do CRPO Litoral, tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, agraciou os palestrantes com a Moeda do CRPO Litoral.