CIDADESAÚDE

Atendimento pediátrico do HSVP gera reclamações de moradores

OSÓRIO – No início de março, a prefeitura divulgou um vídeo em suas redes sociais anunciando que o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) passaria a ter novamente plantão pediátrico 24 horas, o qual estava suspenso desde agosto do ano passado. O anúncio foi realizado pelo prefeito Roger Caputi, o secretário municipal de Saúde Danjo Renê e uma das interventoras do HSVP Eleonora Walcher.

Conforme a Administração local, foi firmado um contrato com a instituição e o atendimento do pediatra já está sendo realizado. Vale ressaltar que o Plantão Pediátrico também terá auxílio de recurso Federal, por meio do Ministério da Saúde. Porém, passada mais de duas semanas, o serviço que era para ser um benefício para os moradores, tem gerado muita dor de cabeça. Desde então, a Administração Municipal tem recebido diversas reclamações sobre o serviço. Diante da situação, o secretário Danjo resolveu se pronunciar.

Segundo ele, foi realizado uma reunião com o corpo clínico do HSVP, com o coordenador da pediatria e com a procuradora geral da prefeitura, afim de alinhar, e exigir que o contrato seja cumprido. O Hospital justificou que por se tratar de uma instituição que trabalha com classificação de risco, priorizam a urgência e emergência, e que muitos pais buscam o atendimento que podem ser feitos na atenção básica. De acordo com o prontuário do São Vicente de Paulo, houve casos de mães que buscaram atendimento para o médico verificar a carteira de vacinação do filho e em outro caso uma picada de mosquito.

Mesmo compreendendo a justificativa, Danjo cobrou a melhoria, até mesmo por relatos de pais, que buscaram o serviço com crianças apresentando febre, vômito, etc, sem receber o atendimento, e pediu que a criança passe pelo médico. “As crianças não podem ser mandadas embora em hipótese alguma e se for alguma coisa que não seja grave, que faça encaminhamento a unidade de saúde e que faça essa explicação aos pais”, disse o secretário. A expectativa dele é que os atendimentos melhorem após a reunião.