GERAL

IGP aumenta atendimentos durante primeiro mês da Operação Verão

O Instituto Geral de Perícias (IGP) tem aumentado o número de atendimentos desde o início da Operação RS Verão Total, no dia 19 de dezembro. Na comparação com o último Verão, até segunda-feira (16), foi registrado um aumento de 84,6% nos atendimentos do IGP.

O serviço que teve maior alta foi o de emissão de Carteiras de Identidade (RG), que subiu 94%. Os atendimentos relacionados a crimes e acidentes também tiveram aumento. Um exemplo foram as necrópsias que subiram 82,6%, assim como os atendimentos a locais de morte violenta, que obteve 75% a mais de registros, em relação ao mesmo período do último Verão.

Conforme o coordenador da Operação RS no IGP, Silvio Garcia, esses números altos já eram esperados, principalmente, devido a flexibilização das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 durante os últimos anos: “A população gaúcha, durante o período do Verão, migra em massa para as principais praias do Litoral gaúcho e, com isso, suas necessidades e problemas os acompanham, gerando maior demanda dos nossos serviços”, declarou Silvio.

REFORÇO NO EFETIVO

Ao todo, 84 servidores do IGP estão presentes no Posto Médico Legal (PML) de Osório e no Posto de Criminalística de Capão da Canoa para reforçar o atendimento de ocorrências em todo o Litoral Norte. O efetivo, que conta com peritos criminais, médicos legistas, papiloscopistas, técnicos em perícias e fotógrafos criminalísticos, seguirá na região até o dia 31 de março.