Litoral Norte ultrapassa 89% de crianças vacinadas contra a Poliomielite
A 18° Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) destacou o percentual atingido nos 23 municípios do Litoral Norte. Segundo a Coordenadora regional Janete Ferri Teixeira, o número considerado ideal pelo Ministério da Saúde, é de 95%. Porém, enquanto o Estado conseguiu uma cobertura de 76%, a 18ª CRS atingiu a marca de 89,9% de cobertura vacinal de vacinação contra a Poliomielite.
Entretanto, para chegar a marca, foi necessário o empenho de todos municípios, em dezenas de campanhas, incluindo bater de porta em porta. “Preciso chamar atenção dos pais, eles, não comparecem aos postos de vacinação. Quero convocar todos”, disse Janete. Já a enfermeira responsável pela imunização da 18° CRS Adriana Lopes Ends, comemorou o trabalho da equipe, diante de toda a dificuldade, da pequena busca pela vacinação. “Foi um trabalho bem difícil, principalmente vacinar de casa em casa, em municípios maiores, com equipe pequena. Precisamos capacitar agentes comunitários de saúde”, afirmou Adriana.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite terminou no último dia 22 de outubro, completando 83 dias de duração. Porém, como muitos ainda não atingiram o público total, a campanha seguiu até segunda-feira (31/10). Até o final desta edição, 17 dos 23 municípios da região haviam atingido a cobertura vacinal de 95%, incluindo Osório. Já os outros seis chegaram a 70% de vacinados.