CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Menos da metade dos taxistas de Osório terão direito ao auxilío Bem Taxista

Somente 14 dos 61 taxistas de Osório terão direito ao Bem Taxista, benefício emergencial estipulado pelo governo federal no valor de até mil reais. De acordo com o assessor de Trânsito do município, Raoni Santos de Oliveira, o Executivo só recebeu o comunicado oficial no dia 29 de julho, sendo que o prazo final era de 31/07. Ou seja, um prazo muito curto para o cadastramento.

Conforme Raoni, foi realizado um segundo lançamento no dia cinco deste mês, onde foram encaminhados os documentos dos demais taxistas. Segundo ele, os profissionais aptos não terão prejuízo, já que o valor da segunda etapa será na integralidade. Por outro lado, a classe reclama que faltou comunicação para os profissionais, poderem se regularizar a tempo de receber o benefício. Um grupo foi criado pelos profissionais, que irão buscar na Justiça a revisão da Portaria (MTP nº 2.162, de 27 de julho de 2022).

Vale ressaltar que o benefício emergencial foi instituído pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, para enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes.