Amlinorte realiza reunião com secretários e vereadores para tratar sobre piso do magistério

Durante quinta-feira (3), a Associação dos Municípios do Litoral (Amlinorte) promoveu rodadas de reuniões com os vereadores da região, para explicar a situação do novo piso do magistério, cujo governo federal concedeu um reajuste de 33%. Uma das reuniões aconteceu pela manhã no Auditório da prefeitura de Capão da Canoa, contando com a presença de prefeitos, secretários de educação, procuradores e vereadores dos municípios de Capão, além de Arroio do Sal, Xangri-lá, Osório, Maquiné, Itati e Terra de Areia.
Entre os presentes, estiveram representando o município de Osório: o secretário de Educação Dilson Maciel, a procuradora do município, Janine Costa dos Santos Zarth e os vereadores do MDB Ed Moraes e João Pereira.
Já no período da tarde, o encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Torres, com a presença dos vereadores e secretários dos municípios de Torres, Mampituba, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul e Três Forquilhas.
“Decidimos em assembleia organizar esses encontros com os legislativos, uma vez que a matéria exige compreensão do impacto na folha dos municípios, situação que precisa ser conduzida com responsabilidade pelo gestor”, explicou o presidente da Amlinorte, Affonso Angst. O assessor jurídico da Amlinorte, Gladimir Chiele, sócio da CDP Consultoria, que tem mais de 20 anos de experiência em direito público, fez a palestra explicando que o reajuste diz respeito apenas ao piso salarial.
Segundo ele, a Lei Federal determina que nenhum profissional da educação poderá receber menos que o piso salarial nacional, porém não significa que o mesmo índice tenha que ser concedido a todos os demais níveis da educação. Com gráficos e tabelas, o advogado demonstrou o impacto negativo no orçamento dos municípios, devido ao efeito cascata na tabela de progressão, gerando futuros cortes de pessoal.
Antes disso, no último dia 23 de fevereiro, já havia sido realizada uma reunião no município de Imbé, com a presença das equipes e parlamentares de Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Mostardas, Capivari do Sul e Palmares do Sul; e outro encontro na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha com os vereadores e secretários deste município e de Caraá.
Foto: Rose Scherer