Bebê é salvo por PMs do Batalhão Rodoviário
Sargento Luiz Fernando (centro) salvou recém-nascido de afogamento.
OSÓRIO – Os agentes do 3° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) foram surpreendidos na tarde de quarta-feira (5), quando uma mãe carregando um bebê recém-nascido entrou na sede da unidade. Desesperada, a mulher relatou que estava amamentando o filho quando ele acabou se afogando com o leite.
Os Policiais Militares (PMs) relataram que a criança estava afogada e sem respirar. Imediatamente, o sargento Luiz Fernando segurou o bebê nos braços e realizou a manobra de Heimlich (técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar). Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
Após realizar a manobra por diversas vezes, o PM teve êxito na desobstrução das vias respiratórias. Logo depois, a criança foi levada ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) para atendimento médico. Passado o susto, os pais do bebê retornam à unidade do 3º BRBM, juntamente com a criança, para agradecer os policiais por terem salvado o filho.
Foto: BRBM