Homem é preso na região durante Operação São Vicente

A Polícia Civil (PC) deflagrou na quarta-feira (24), a Operação São Vicente, com objetivo de combater crimes de estelionato e associação criminosa. As investigações se iniciaram no ano passado, diante de denúncia de que algumas pessoas estariam atuando na receptação de cargas roubadas. No decorrer da investigação, verificou-se que a atuação dos investigados se dava de maneira mais contumaz nos crimes de estelionato, conhecido como “golpe da arara”.
Os suspeitos constituíam empresas, ganhavam credibilidade no mercado, realizavam compras com fornecedores e, posteriormente, deixavam de efetuar o pagamento. Posteriormente, repassavam tais empresas a “laranjas”, pessoas sem nenhuma condição financeira de honrar os pagamentos, de maneira a lesar os credores e, então, revender as mercadorias em estabelecimentos comerciais de sua propriedade fática, mas, também, em nome de terceiros.
Durante a Operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além de outros de prisão temporária. As prisões ocorreram nos municípios de Cidreira e Cachoeirinha, na região Metropolitana. Ao todo, foram apreendidos: uma arma de fogo em situação irregular, aparelhos celulares, diversos documentos e 4,7 mil reais em dinheiro.
Segundo as investigações, o esquema existe há alguns anos e é promovido por um mesmo núcleo familiar, gerando centenas de títulos protestados e prejuízos ainda não completamente totalizados, mas que podem chegar a mais de meio milhão de reais. Os presos foram conduzidos ao sistema prisional, onde vão ficar à disposição da Justiça. A Polícia segue investigando o caso.
Foto: PC