DESTAQUEREGIÃOSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Abertura da Semana Farroupilha

Foi realizada no final da tarde de segunda-feira (13), no Parque de Rodeios Jorge Dariva, a abertura oficial da Semana Farroupilha. O evento é uma realização da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, com participação da Secretaria de Obras e das entidades tradicionalistas do município. A Chama Crioula foi recebida ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Tradicionalista. Após a execução dos hinos e do hasteamento das bandeiras, o prefeito Roger Caputi, juntamente com o vice-prefeito Martim Tressoldi e a presidente do Instituo Anita Garibaldi Ana Terra, realizou o acendimento da Centelha Crioula dando aberta a Semana Farroupilha na cidade.

Centelha Crioula foi acessa pelo vice-prefeito Tressoldi (esquerda), pela presidente do Instituto Anita Garibaldi, Ana Terra e pelo prefeito Roger.

Nesse ano, os Festejos Farroupilha têm como tema “Caminhos de Anita”, em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi, mulher que lutou na revolução Farroupilha e se tornou um dos principais símbolos femininos do país. Durante a sua fala, Ana Terra reiterou a importância de enaltecer a homenageada, principalmente no momento em que vivemos. “Muito importante esse momento de referência da nossa história, porque sem a Chama Farroupilha não conseguimos ser gaúchos”. Ana também ressaltou o objetivo de não se perder nossas tradições, passando os ensinamentos as próximas gerações: “O tradicionalismo não pode ficar arcaico, ele tem que se renovar”, declarou a presidente do Instituo Anita Garibaldi.

Presidente do Instituto Anita Garibaldi, Ana Terra.

O discurso do representante da Comissão das Entidades Tradicionalistas, João Batista Santos, foi ao encontro da fala de Ana, ressaltando a importância e valorização das mulheres, assim como tradicionalismo, que preserva a educação e os demais valores. Seguindo a mesma linha, o presidente da Câmara de Vereadores, Ed Moraes, pediu por mais igualdade em todas as áreas: “A mulher deve ser respeita e ter o seu lugar de destaque na sociedade em todos os níveis”, afirmou o presidente do Legislativo Municipal.

O Secretário de Cultura, Lucas Azevedo, declarou estar honrado e feliz de participar desse momento, que segundo ele, é tão importante para os gaúchos: “É nesse momento que cultivamos, preservamos e resgatamos a nossa história”, afirmou. O secretário ressaltou a importância da participação das escolas no movimento tradicionalista e garantiu que vai trabalhar para que as atividades que já existem na cidade, avancem ainda mais: “Se nós tivermos meninos e meninas, homens e mulheres na lida, preservando a honrando a tradição gaúcha, nós teremos uma sociedade cada vez mais saudável”, afirmou Lucas Azevedo.

Secretário Municipal de Cultura Lucas Azevedo.

O prefeito Roger Caputi aproveitou a oportunidade para agradecer toda a comitiva responsável, por ter aceito a missão de realizar os festejos da Semana Farroupilha. Roger confirmou que para o ano que vem, com a volta das tendas campeiras, o município pretende realizar um evento ainda maior, havendo isenção das taxas para quem for utilizar o Parque de Rodeios.

Para fechar, o vice-prefeito Tressoldi declamou um verso: “A Pátria é minha família. Não há Brasil sem Rio Grande. Nenhum tirano que mande na alma de um Farroupilha”. No final foram rebaixadas as bandeiras, ao som do Hino Riograndense, dando encerramento a abertura oficial da Semana Farroupilha.

Chama vai seguir acessa no Parque de Rodeios até o dia 20 de setembro.

Fotos: PMO