Campus do IFRS de Osório atua no desenvolvimento de sistema para monitoramento do Coronavírus

Campus do IFRS de Osório atua no desenvolvimento de sistema para monitoramento do Coronavírus

Para colaborar com o trabalho de monitoramento dos casos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus, o Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está desenvolvendo um sistema web para a Secretaria Municipal de Saúde. Entre os objetivos da informatização estão facilitar o acesso aos dados, possibilitar o cruzamento de informações e agilizar a tomada de decisões no enfrentamento da pandemia.

Segundo o professor de Informática Bruno Fernandes, a iniciativa surgiu para um acompanhamento mais preciso e ágil das pessoas que procuraram atendimento por apresentarem sintomas.

“Os registros dos dados dos pacientes e dos comunicantes, que também precisam ser monitorados, são feitos atualmente numa planilha eletrônica – ferramenta que não facilita o gerenciamento das informações. O sistema web vai possibilitar cadastrar os dados, gerar relatórios e gráficos, além de emitir avisos a cada 48h para acompanhamento dos casos, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde do município”, explica Fernandes.

Como todos os dados ficam armazenados num banco de dados, será possível atualizar a situação dos sintomas de cada paciente, garantindo um histórico do acompanhamento de cada caso. Também facilitará a análise de quais apresentam maior risco e devem receber mais atenção, auxiliando a Secretaria de Saúde na tomada de decisões nesse momento de crise.

Além do professor Bruno, também participam do desenvolvimento do sistema: o docente Vinícius Fritzen Machado e o estudante Luan da Silveira de Souza, do quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O projeto recebe o apoio da prefeitura local por meio da Secretaria de Saúde, do agente administrativo Jeandro Borba e do assessor de Tecnologia da Informação Cesar Camargo.

Crédito: Gabriela Morél/IFRS