ESPORTES

2ª etapa do Circuito Padel Life conheceu seus vencedores

Entre os dias 06 e 08 de janeiro, Osório e Xangri-lá receberam a 2ª etapa do Circuito Verão Padel Life 2023. Aproximadamente 100 duplas (incluindo algumas das melhores do cenário gaúcho e nacional) participaram da competição nas categorias 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª, nos naipes Masculino e Feminino. No final, as duas melhores duplas de cada categoria foram premiadas com os troféus de campeão e vice-campeão.

No Padel Life Osório, foram disputadas as partidas da 2ª, 3ª e 4ª Feminina, além da 4ª e 6ª Masculina. Os jogos aconteceram em set único até nove pontos (com tie break no caso de empate em 8 a 8), sendo as finais disputadas em dois sets até seis, com tie break até 10 no caso de empate.

Na 4ª Masculina, 16 duplas disputaram a competição, chegando na decisão as duplas formadas por Felipe Garcia e Marcelo Prestes e Cristian Souza e Deiverson Martins. Felipe e Marcelo começaram melhores no primeiro set, abrindo 3 a 0. Em uma parcial com muitos erros, Marcelo fez o 1 a 0 com uma bola na diagonal. Em um segundo set equilibrado, Cristian mandou o smash no vidro, cedendo o 2 a 0 para a dupla adversária. Soltando o braço na 3ª parcial, Felipe fez o terceiro ponto com um smash.

Após o começo mais devagar, Cristian e Deiverson reagiram e buscaram a igualdade no marcador. Em um quarto game com muitos erros, Cristian fez o 3 a 1 em um smash. Na sequência, após uma parcial de muito equilíbrio, no Ponto de Ouro (40×40), Felipe mandou o smash na grade, cedendo o 3 a 2. Já no sexto game, em outro 40×40, Deiverson acertou um smash, fazendo 3 a 3. Porém, a reação de Cristian e Deiverson parou por aí.

Com Felipe no saque, ele e Marcelo abriram 40×15 na devolução de Cristian no vidro. Na jogada seguinte, Felipe mandou um smash e Cristian devolveu para fora cedendo o 4 a 3. Com a dupla adversária errando tudo no oitavo game, Felipe e Marcelo chegaram ao quinto ponto na revolução de Cristian na rede após outro smash de Felipe. Com Marcelo no saque, ele e o parceiro fizeram 40×30 na devolução para fora de Cristian. E no lance seguinte, no ataque na rede de Deiverson, Felipe e Marcelo fecharam o primeiro set em 6 a 3.

2º SET – Novamente começando melhores, Felipe e Marcelo saíram fazendo 2 a 0. Logo no primeiro game, saiu a primeira quebra do set. Em uma parcial com muitos erros das duas duplas, Felipe fez 1 a 0 com uma bela largada. Com Marcelo no saque, ele e Felipe abriram 40×15 no segundo game, na devolução de Deiverson para fora no smash de Marcelo. A confirmação do serviço saiu na jogada seguinte, no smash de Felipe.

A terceira parcial também foi marcada por muitos erros, sendo definida na bola na rede de Felipe: 2 a 1. No quarto game, em um belo rali, Felipe conseguiu defender o smash de Cristian e na sequência Cristian acabou acertando o ferro que sustenta a iluminação da quadra, cedendo o 3 a 1 para a dupla adversária. Já na quinta parcial, Cristian e Deiverson venciam por 40×15, mas viram Felipe e Marcelo buscar a igualdade: primeiro no lobe de Cristian que acertou o ferro e depois na insistência de Marcelo, que teve que atacar três vezes seguidas para fazer o 40×40. No Ponto de Ouro, Cristian cometeu uma dupla falta (errou os dois saques), cedendo o 4 a 1 para Felipe e Marcelo.

Com o erro, Cristian saiu completamente da partida. Em um game onde Marcelo e Felipe acertaram tudo, os dois fizeram 5 a 1 no smash de Marcelo. Com Deiverson no saque, Felipe e Marcelo chegaram ao 30×40. Mas a dupla conseguiu desperdiçar os dois matches points nos smashs na rede (de Marcelo) e no vidro (de Felipe), cedendo o 5 a 2. Com a dupla adversária ansiosa para fechar o jogo, Deiverson e Cristian aproveitaram os erros de Felipe e Marcelo para descontarem para 5 a 3, em um ataque na diagonal de Deiverson.

Cristian foi para o saque no nono game. Com a parcial empatada em 30 a 30, Felipe mandou um smash e Deiverson não conseguiu devolver: 30×40. Na jogada seguinte, Deiverson acertou um smash para fazer o 40×40. No Ponto de Ouro, Marcelo atacou e Cristian devolveu para fora, cedendo o 6 a 3, confirmando a vitória por dois sets a zero para Felipe Garcia e Marcelo Prestes e o título da 4ª Masculina para a dupla.

4ª FEMININA

Nove duplas disputaram o título da competição, chegando na grande decisão as duplas formadas por Roberta Daleiro e Bruna Santos e Marina Monteiro e Jéssica Flores. Com um começo arrasador, Bruna e Roberta começaram tomando conta da partida. Em um primeiro game quase perfeito, a dupla fez o primeiro ponto na devolução no vidro de Jéssica. Em uma segunda parcial com muitos erros, Bruna e Roberta fizeram o 2 a 0, aproveitando a diagonal para fora de Jéssica. Já o 3º ponto saiu depois de uma virada. Perdendo a parcial por 30×40, a dupla aproveitou a devolução na rede de Marina para empatar o game em 40×40. No Ponto de Ouro, Roberta atacou e Jéssica não conseguiu pegar: 3 a 0.

O primeiro ponto de Marina e Jéssica na partida saiu na quarta parcial. Após um game equilibrado, Roberta mandou a largada na rede, cedendo o 3 a 1. Nessa altura da partida Jéssica começa a dar sinais que estava mal. Vale destacar que a atleta jogou toda a competição gripada, com sinais de sinusite e até um pouco de febre. Mesmo assim ela seguiu na partida. Porém, seu estado de saúde deixava Jéssica bem abaixo das outras jogadoras. Sendo assim, os erros dela foram cruciais para que Bruna e Roberta fechassem o primeiro set em 6 a 1.

2º SET – No segundo set, Marina e Jéssica seguiram errando muito. No primeiro game, Bruna mandou uma bola na diagonal e com ajuda da fita, fez 1 a 0. Na segunda parcial, Bruna atacou e Marina devolveu para fora, cedendo o 2 a 0. Jogando na superação, Jéssica descontou o set para 2 a 1, com uma linda diagonal. Vale ressaltar o Fair Play de Bruna e Roberta que, vendo a dificuldade de Jéssica para se manter na partida, começaram a mandar as bolas em Marina, fazendo assim, com que tivesse um jogo.

Na quarta parcial, Bruna e Roberta venciam por 40×0 quando Roberta tentou um ataque explorando o vidro, mas a bola acabou não passando: 40×15. Na sequência, Marina mandou um smash no fundo, descontando para 40×30. Mas na bola seguinte, Marina atacou no vidro, cedendo o 3 a 1 para a dupla adversária. Em um game equilibrado, no Ponto de Ouro, Marina mandou a diagonal para fora: 4 a 1. Já na sexta parcial, Roberta fez 40×30, com uma bela largada. Na bola seguinte, Jéssica mandou no vidro, cedendo o 5 a 1.

Mesmo em uma situação complicada, Marina e Jéssica venderam caro a derrota. Em um rali que durou mais de um minuto, a definição terminou na bola na rede de Bruna (que acabou escorregando na jogada). Com isso, Marina e Jéssica venciam o game por 40×0. Depois de Roberta descontar para 40×15, com um ataque na diagonal, Jéssica fez o 5 a 2 em uma linda largada. Após o ponto, ela foi a chão exausta.

Com Roberta no saque, ela e a parceira venciam a oitava parcial por 40×15, depois de um ace. Mesmo assim, Marina e Jéssica conseguiram a virada: primeiro elas viram Roberta atacar para fora, cedendo o 40×30. O empate saiu no ataque de Marina em cima de Roberta. Já no Ponto de Ouro, Mariana mandou um ataque no fundo e Bruna devolveu no vidro: 5 a 3. Porém, a reação de Marina e Jéssica parou por aí. Vencendo por 30×40, Roberta mandou um ataque na diagonal, Marina tentou usar o vidro para devolver, mas a bola acabou não passando: 6 a 3. Final de Jogo! Vitória de Bruna Santos e Roberta Daleiro por dois sets a zero e título da 4ª Feminina para a dupla.

4ª Feminina: Campeãs Bruna e Roberta e
vice-campeãs Marina e Jéssica.

2ª FEMININA

Onze duplas participaram da competição, chegando as duas melhores na grande final: Aline Jordão/Martina Borba e Andrea Scherer e Karine Diedrich. Quem esteve presente no ginásio do Padel Life, em Osório, pode acompanhar uma excelente partida. Em um primeiro game equilibrado, Andrea e Karine fizeram 1 a 0 na devolução para fora de Martina. O empate saiu na parcial seguinte. Após acertarem tudo, Aline e Martina viram Andrea mandar o smash na rede, cedendo o 1 a 1.

Com Karine no saque, ela e a parceira abriram 40×15 no terceiro game, na devolução para fora de Martina. Na jogada seguinte, Karine acertou um smash para fazer 2 a 1. Porém, Aline e Martina voltaram a empatar. Em uma parcial com muitos erros das duas duplas, Karine mandou o smash na grade, cedendo o 2 a 2.

Mesmo com Andrea no saque, Aline e Martina fizeram 15×40 no quinto game, na bola acelerada de Aline no fundo. Com três bolas para conseguir a primeira quebra da partida, a dupla acabou vendo Andrea e Karine buscarem a igualdade, graças a dois erros de Martina (um lobe para e um ataque na rede). No 40×40, Karine acertou uma bola na diagonal para confirmar o serviço, fazendo 3 a 2 no placar.

Nessa altura da partida, quem conseguisse a primeira quebra iria vencer o set. E foi justamente o que aconteceu. Em uma parcial equilibrada, Martina atacou na grade, cedendo o 30×40. Mas na sequência, Aline acertou um ace, deixando tudo igual: 40×40. No Ponto de Ouro, Aline mandou o lobe para fora, cedendo o 4 a 2 e confirmando a primeira quebra do jogo.

O duelo seguiu disputado. Em um novo 40 a 40, Martina tentou fazer o ponto na insistência, mas no terceiro smash seguido que ela deu a bola parou no vidro: 5 a 2. Mesmo com Martina no saque, Andrea e Karine abriram 15×40 no 8º game. E na jogada seguinte, Karine acertou um ataque no fundo, fechando o primeiro set em 6 a 2.

2º SET – O segundo set iniciou igual ao primeiro, com as duas duplas confirmando o serviço. Com Andrea soltando o braço, ela e a parceira fizeram 1 a 0, em um smash. Com Aline jogando muito na segunda parcial, ela e Martina buscaram a igualdade. Após abrir 40×0 na diagonal de Aline, a confirmação do ponto saiu na devolução para fora de Andrea, após Aline ter defendido quatro bolas seguidas: 1 a 1.

A primeira quebra do segundo set saiu no 3º game. Mesmo com Karine no saque, ela e Andrea saíram tomando 15×40, graças aos muitos erros da dupla. E no lobe de Karine para fora, Aline e Martina fizeram 2 a 1. Os erros continuaram na quarta parcial, e na diagonal para fora de Andrea, Aline e Martina ampliaram a vantagem para 3 a 1.

Nesse momento do jogo, Karine e Andrea estavam perdidas na partida. Mesmo com os games equilibrados, os erros no final estavam custando caro no placar. Na quinta parcial, elas perdiam de 30×40, quando Aline atacou na rede: 40×40. No Ponto de Ouro, Karine escorreu na hora de dar um lobe e a bola foi direto no vidro: 4 a 1. Já no sexto game, após tomarem um passeio, Andrea mandou o ataque no vidro, cedendo o 5 a 1. Mesmo com Karine no saque, Aline e Martina fizeram 15×40 no smash na grade de Andrea. Depois de Andrea acertar uma largada na paralela (30×40), Aline e Martina confirmaram a vitória no set. A definição saiu no ataque de Aline, que Andrea devolveu na grade: 6 a 1 e 1 a 1 em sets. Com o empate, a decisão foi para o Tie Break (ão) até 10 pontos, ou até uma dupla abrir dois pontos de diferença.

TIE BREAK – Andrea e Karine saíram fazendo 2 a 0, na diagonal de Andrea e bola na rede de Aline. Mas Aline e Martina buscaram o empate em 2 a 2: primeiro, no ataque de Martina, que graças ao desvio na fita, tirou as chances de defesa de Andrea. E na sequência, na devolução na rede de Andrea. Karine e Andrea regiram e voltaram a abrir, fazendo 4 a 2. O terceiro ponto saiu no ataque no vidro de Martina. Já o quarto ponto, ocorreu no ataque no diagonal de Karine. Mas Aline e Martina conseguiram novamente a igualdade no marcador, com duas largadas (uma de Martina e outra de Aline, que contou com ajuda da fita).

Após um baita rali, Aline e Martina conseguiram a virada. Karine tentou salvar uma bola no fundo e acabou devolvendo no vidro, cedendo o 5 a 4. A partir daí, Martina começou a crescer na partida. Primeiro ela devolveu a largada de Andrea com uma linda diagonal para fazer o 6 a 4. Na sequência, depois de um show de defesas, Martina fez o 7 a 4 com uma diagonal no fundo. E na jogada seguinte, ela fez o oitavo ponto com um smash em cima de Andrea: 8 a 4.

Vendo o título escapar, Andrea e Karine colocaram a cabeça no lugar e voltaram para a partida, conseguindo empatar o confronto em 9 a 9. No smash de Karine e na devolução de Martina para fora, a dupla descontou para 8 a 6. Mas na bola seguinte, Andrea tentou uma diagonal e jogou para fora, cedendo o 9 a 6. Mesmo com três match points contra, Andrea e Karine conseguiram se segurar. Primeiro, Karine fechou um rali com um ataque na diagonal: 9×7. Depois foi a vez de Andrea acertar uma bola na diagonal, descontando para 9×8. No terceiro match point, Andrea mandou o smash e Aline devolveu no vidro, cedendo o empate em 9 a 9.

A virada de Andrea e Karine veio com outro ataque de Andrea na diagonal: 10 a 9. Mesmo com a chance de fechar, depois de uma boa troca de bolas, Karine jogou na grade, cedendo o 10 a 10. Na sequência, Martina fez o 11 a 10 com um smash. Mas na jogada seguinte, o lobe de Martina foi direto no vidro: 11×11. Andrea e Karine voltaram a frente, na devolução na rede de Aline: 12 a 11. Porém, Karine mandou na rede a bola do título, cedendo o 12 a 12. Com Aline no saque, ela e a parceira voltaram a frente no tie break graças ao smash de Martina em Andrea: 13 a 12. E na jogada seguinte, Andrea mandou o smash no vidro, cedendo o 14 a 12 e confirmando a vitória e o título da 2ª Feminina para Aline Jordão e Martina Borba.

2ª Feminina: Campeãs Martina e Aline e vice-campeãs
Karine e Andrea.

OUTRAS CATEGORIAS

2ª ETAPA DO CIRCUITO VERÃO PADEL LIFE 2023
CATEGORIACAMPEÕESPLACAR DA FINALVICE-CAMPEÕES
2ª MASCULINANando Vargas/Marcelo Duquia6_6_12X7_3_10Samuel Freitas/Felipe Teichmann
3ª MASCULINAJean Steiner/Rodrigo Wallau6_6X3_2Lucas Pereira/Pedo Steffen
3ª FEMININALetícia Fogliatto/Mariane Labres7_1_14X5_6_12Camila Brito/Mariana Baldini
5ª MASCULINAAndré Zimermenn/Andrei Peteffi6_7X4_5Aguinaldo Santos/Bruno Costa
5ª FEMININACamila Barreto/Renata Pizzatti6_6X2_1Taís Sório/Joana Ramos
6ª MASCULINAJean Dornelles/Frederico Sehn6_6X4_4Vinicius Silva/Vinicius Monaco
6ª FEMININAGabriela Bertoli/Priscila Amaral6_2_10X1_6_1Andressa Heck/Mara Sório
2ª Masculina: Campeões Marcelo e Nando e
vice-campeões Samuel e Teichmann.
3ª Masculina: Campeões Rodrigo e Jean e vice-campeões
Pedro e Lucas ao lado do organizador Nando Vargas.
3ª Feminina: Campeãs Letícia e Mariane e vice-campeãs
Mariana e Camila.
5ª Masculina: Campeões Andrei e André e
vice-campeões Bruno e Aguinaldo.
5ª Feminina: Campeãs Camila e Renata e
vice-campeãs Taís e Joana.
6ª Masculina: Campeões Frederico e Jean e vice-campeões
Vini Silva e Vini Monaco.
6ª Feminina: Campeãs Priscila e Gabriela e vice-campeãs Mara e Andressa.

FOTOS: Divulgação