DESTAQUEESPORTES

PARALIMPÍADAS: Brasil vence Marrocos e vai enfrentar a Argentina na final do Futebol de 5

O sonho do pentacampeonato nos Jogos Paralímpicos segue vivo para a seleção brasileira de Futebol de 5. O Brasil garantiu a vaga na final da competição ao derrotar o Marrocos pelo placar de 1 a 0 na manhã desta quinta-feira, 02/09 (noite no Japão).

A baixo de muita chuva o Brasil começou melhor. Com 1’ e 30’’, após cobrança de escanteio, Ricardinho tabelou com Tiago Paraná e chutou cruzado para a defesa de Bara. A resposta marroquina veio aos quatros minutos, quando Snisla recebeu a bola, girou e acabou chutando para fora.

As principais jogas passavam pelos pés de Ricardinho e Snisla. O camisa 10 da seleção brasileira, quase marcou aos 5’e 30’’ quando, após nova tabela com Tiago Paraná, limpou a marcação e chutou para fora. No lance seguinte o camisa nove do Marrocos passou por três brasileiros e na hora da finalização a bola acabou saindo.

JOGO PEGADO

Aos 11 minutos em cobrança de falta, Tiago rolou para Jefinho, que chutou de primeira, mas para fora. Aos 13, Jefinho cruzou para Nonato, o camisa oito do Brasil balançou na frente da defesa marroquino, chutou no canto e o goleiro Bara segurou. No lance seguinte, quase o Marrocos abriu o placar. Bara lançou Snisla, que passou pela marcação e bateu cruzado, passando perto do gol brasileiro. Aos 19, Snisla passou por Cássio e cara a cara com Luan chutou para fora.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou como terminou a primeira, com forte marcação e poucas chances de gol. Aos 3’ e 30’’, Nonato fez jogada individual, ele balançou na frente da área, chutou de bico e o goleiro Bara acabou espalmando. Aos seis minutos, após cobrança de falta, Snisla chutou cruzado e a bola passou raspando a trave.

Duas chances de Jefinho e gol brasileiro: Na primeira, aos sete minutos, o camisa sete pedalou, limpou a marcação e chutou para fora. Na sequência Jefinho foi levando a bola, entrou na área e na hora do chute a bola acabou batendo no pé de Berka e acabou entrando: 1 a 0 Brasil. Dois minutos depois quase sai o segundo: Nonato chutou da intermediária e a bola acabou indo por cima do gol.

Pressão do Marrocos e Brasil segura a vitória: Aos 15’ e 30’’, Snisla entrou na área no mano a mano, passou pela marcação e chutou no canto para defesa de Luan. Aos 18 minutos, lançamento para Snisla, o artilheiro do Marrocos na competição com quatro gols passou por Cássio e dentro da área chutou, parando novamente em Luan. Faltando 45 segundos para o final da partida Bara lançou Snisla, o camisa nove marroquinos deixou a defesa brasileira para trás e na hora da finalização acabou não dominando a bola, facilitando para que o Brasil jogasse para longe assegurando a vitória por 1 a 0 e a classificação para a vitória.

VALE DESTACAR – Com a vitória sobre o Marrocos o Brasil chegou a 20 vitórias em 24 jogos disputados em todas as edições, mantendo a invencibilidade na competição. Além disso, só foram quatro gols sofridos em toda a história dos Jogos, não sendo ainda vazada em Tóquio.

CLÁSSICO NA DECISÃO

Novamente Brasil e Argentina vão disputar a decisão de um grande campeonato. As duas maiores potências no Futebol de 5 chegam a disputa do ouro invictas. Se o Brasil teve trabalho para passar pelo Marrocos, a Argentina teve uma vitória mais tranquila contra a China, pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Spinilla. Aliás, olho nele: o argentino é o artilheiro da competição com sete gols marcados em quatro jogos, dois a mais que Nonato, o artilheiro brasileiro. Vale ressaltar que o craque da seleção Ricardinho, tem três gols nas Paralimpíadas.

FREGUESIA HISTÓRICA

A seleção derrotou a Argentina nas últimas duas finais dos mundiais (2018 em Madri e 2014 em Tóquio). Ao todo, o Brasil tem cinco títulos da Copa do Mundo na modalidade (os outros foram em 2010, 2000 e 1998), sendo quatro conquistados diante da seleção argentina. Em contrapartida, a Argentina tem dois títulos mundiais no Futebol de 5: 2002 no Rio de Janeiro e 2006 em Buenos Aires, sendo o último conquistado em cima do Brasil.

No Parapan-Americano, o Brasil também leva vantagem: a seleção venceu as últimas quatro edições (2007,2011,2015 e 2019), todas diante da Argentina. Vale ressaltar que na última Copa América, disputa em 2018, em São Paulo (SP), foram os Hermanos que acabaram saindo vencedores.

Em relação as Paralimpíadas, o domínio brasileiro ainda é maior. O Brasil venceu todas as quatro edições que a modalidade esteve presente nos Jogos, sendo a primeira, em Atenas (2004), derrotando a Argentina na final. No Japão, a seleção brasileira vai em busca do quinto ouro, o quarto do osoriense Ricardinho. Já a Argentina, além da prata na Grécia, a seleção sul-americana ainda soma dois bronzes: um em Pequim na China, em 2008; e o outro no Rio, em 2016.

A disputa do ouro está marcada para sábado (4), a partir das 5h e 30min (horário de Brasília), com transmissão da Rede Globo e do Sportv. A disputa do bronze entre China e Marrocos acontece nessa sexta-feira (3), a partir das 23h e 30min, também no horário de Brasília. Esse jogo pode ser visto no canal oficial do Jogos no Youtube no Paralympic Games.

OUTROS JOGOS

Na noite de quarta-feira, 01/09 (manhã no Japão), foram realizados outros dois jogos do Futebol de 5. Na disputa do sétimo lugar, a Tailândia derrotou a França por 3 a 2. A seleção asiática abriu o placar aos nove minutos de partida: Baoode avançou com a bola, entrou na área e sozinho contra o goleiro, tocou no canto para fazer 1 a 0. O segundo saiu aos 17 em jogada de escanteio: Kupan recebeu de Prakrong e chutou forte da entrada da área; a bola passou entre as pernas de Niang e entrou no canto do goleiro Bartolomucci.

No segundo tempo a Tailândia ampliou em jogada parecida com o segundo gol: Após cobrança de escanteio, Kupan recebeu de Prakrong e chutou no canto para fazer 3 a 0. A França chegou a ameaçar uma reação: Aos nove minutos, Niang cobrou a falta em direção a Youme, o camisa 11 dominou, girou e com um belo toque tirou do goleiro para descontar, 3 a 1.

Dois minutos depois, novamente Youme fez o 3 a 2. O camisa 11 recebeu sozinho dentro da área e tocou por baixo na saída do goleiro Ponchai para botar fogo no jogo. Nos minutos finais a França pressionou atrás do empate e faltando 20 segundos quase conseguiu. Villeroux chutou da entrada da área, Ponchai defendeu; Niang tentou pegar o rebote, mas o goleiro tailândes segurou firme.

Com a vitória por 3 a 2 a Tailândia termina em 7º lugar nas Paralimpíadas de Tóquio. Já a França termina a competição em último, somando quatro derrotas em quatro jogos.

DISPUTA DO QUINTO

Na disputa do 5º lugar, os donos da casa levaram a melhor e derrotaram a Espanha por 1 a 0. Em um confronto bem menos movimentado, o Japão conseguiu o seu gol faltando 18 segundos  para o final da primeira etapa. Em cobrança de escanteio, Kawamura cruzou e Kuroda chutou de primeira para marcar um belo gol e garantir a vitória japonesa. Com a derrota, os espanhóis terminam na 6ª colocação, com três derrotas e um empate na competição (1 a 1 contra o Marrocos.

Foto: CPB