Operação Metal fiscaliza estabelecimentos no Litoral Norte

A ação policial foi realizada em cinco cidades da região.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou nesta quarta-feira (29/04) mais uma etapa da Operação Metal. Ao todo 10 estabelecimentos comerciais nos municípios de Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí e Xangri-lá foram vistoriados.

A ação visa combater à receptação de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias (especialmente utilizados por empresas de telefonia) na região do Litoral Norte. Vale destacar que o furto de fios de cobre tem aumentado na região, principalmente os cabos de energia elétrica. Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), apenas no primeiro trimestre de 2020 foram roubados mais de 37 mil metros de cabos de energia.

Conforme o responsável pela Operação, o delegado Luciano Dias Peringer, os proprietários dos estabelecimentos comerciais vistoriados não possuíam nenhuma irregularidade, sendo que os mesmos elogiaram a ação, visto que combate o comércio ilegal de baterias e metais, os quais geram uma concorrência desleal.

O delegado Peringer ressaltou que a DRCP irá intensificar o combate aos receptadores destes materiais, visto que os mesmos acarretam imenso prejuízo as empresas vítimas, bem como para toda a sociedade que fica desamparada do serviço. Segundo ele, novas ações como essa não estão descartadas.

Foto: PC