Litoral Norte recebe Audiência com pré-candidato ao governo do Estado

FOTO: Rafael Stédile

A Câmara de Vereadores de Osório recebeu na noite da última sexta-feira (15), uma Assembleia para elaboração do plano de governo do pré-candidato ao governo gaúcho, Edegar Pretto (PT). Aproximadamente, 250 pessoas estiveram presentes durante o encontro. Na ocasião, o público apontou ao líder petista as prioridades da região. Entre os temas destacados está a necessidade de um amplo investimento em saúde, cultura e agricultura familiar, com uma atenção especial para o cooperativismo, a agroecologia e a preservação ambiental.

Em sua manifestação, Edegar Pretto lembrou que a sua caminhada na disputa ao governo do Estado é resultado de uma construção plural e coletiva, que se fortalece com o apoio do PV e do PCdoB. Ao falar sobre as necessidades do RS, ressaltou como urgência e compromisso o combate à fome. “Chegou a hora de um governante chamar para si a tarefa de garantir que nesse estado, que produz tanto, ninguém possa conviver com a fome. Nenhum pai e nenhuma mãe podem dormir com a preocupação se terão comida para seus filhos e filhas no dia seguinte”, afirmou.

Edegar Pretto acrescentou que o enfrentamento a essa situação passa pela geração de oportunidades, com a constituição de políticas públicas e investimentos em setores fundamentais para o desenvolvimento do RS, como o da produção de alimentos. “O Litoral é uma terra fértil e abençoada. Vamos incentivar a produção e levar para a mesa das pessoas comida com sinônimo de saúde, e não de doença”. Ele defendeu ainda que as compras institucionais, sobretudo para a alimentação escolar, sejam 100% da agricultura familiar.

Contribuições ao plano de governo

As assembleias são centrais na elaboração do plano de governo de Edegar Pretto, que carrega em sua jornada a prática constante do diálogo e a valorização da participação popular. No evento em Osório, o pré-candidato ouviu com atenção as contribuições de representantes de diversos setores, incluindo o médico e professor Jorge Gioscia Filho; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Forquilhas Denise Barros; o jornalista e antropólogo Iosvaldyr Carvalho; a ativista trans Gabrielli Chagas; e ecólogo Dilton de Castro.

Também participaram do evento os deputados petistas Elvino Bohn Gass, Maria do Rosário e Stela Farias; a coordenadora regional do Partido dos Trabalhadores (PT), Renata Franki Moreira; além de dirigentes e militantes do PT, PV, PCdoB e PSol da região.

As assembleias populares para elaboração do plano de governo de Edegar Pretto vão até o final de julho, quando se encerra esse ciclo de diálogos presenciais com a participação do pré-candidato. Além de Osório, foram realizadas reuniões nas cidades de Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, São Leopoldo, Santana do Livramento e Santo Ângelo. O próximo e último encontro está marcado para o próximo sábado (23), em Caxias do Sul, na Serra. Vale ressaltar que, além dos encontros presenciais, as contribuições podem ser feitas de forma online, por meio da plataforma Decidim Povo, que pode ser acessada em: decidimrs.com.br.