Inclusão social e profissional das pessoas com deficiência é marcado com ação no Dia D

O dia 25 de setembro é marcado no Rio Grande do Sul como ‘Dia D’, que celebra o dia da inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS. A finalidade é recolocar esses profissionais no mercado de trabalho, além de propiciar a interação entre o empregado e a empresa, já que neste dia ambos terão a oportunidade de interação. A ação, que ocorre em todo o país e está em sua segunda edição, é promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) via Agências FGTAS/Sine espalhadas pelo estado.

Nesta edição, serão 53 agências com atendimento exclusivo e dedicado a essas pessoas. “Olhamos o Dia D como um grande momento de conscientizar, de mostrar para a sociedade e para as empresas que as pessoas com deficiência têm capacidades fantásticas para atuar no mercado de trabalho”, afirma o presidente da FGTAS, Juarez Santinon. No Rio Grande do Sul são mais de 2 mil e 200 vagas de emprego abertas que possibilitam o ingresso de pessoas com deficiência, cujas principais funções encontram-se a de alimentador de linha de produção (413 vagas), abatedor (168), repositor de mercadorias (95), marceneiro (90) e operador de caixa (84). Os municípios com o maior número de vagas são Porto Alegre (326), Santa Cruz do Sul (154), Garibaldi (149), Lajeado (96) e Nova Prata (91).

Do total dessas vagas, 348 são exclusivas para pessoas com deficiência que geralmente são abertas para que as empresas cumpram suas responsabilidades com base na chamada Lei de Cotas (Lei 8.213 de 24 de julho de 1991), que prevê que toda organização com 100 ou mais funcionários destine de 2% a 5% (dependendo do total de empregados) dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência.

Fazer com que os empresários acreditem na capacidade produtiva das pessoas com deficiência é o intuito dessa campanha que deve mobilizar empregadores e empregados para análise de perfil e entrevistas nas agências FGTAS/Sine no Estado. “A ideia é dar visibilidade e mostrar a importância desse público para que as pessoas entendam que é uma pessoa que tem algum tipo de limitação, mas não limitação profissional”, destaca Santinon.

O evento é promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, no Estado, se busca parcerias estaduais e municipais para as ações, com o propósito de incentivar a participação das pessoas com deficiência e das empresas.

A FGTAS participará do evento por meio das Agências FGTAS/Sine de: Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Candelária, Candiota, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Caxias do Sul, Encantado, Encruzilhada do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Gravataí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Panambi, Pantano Grande, Pelotas, Portão, Centro de Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, São Borja, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Seberi, Sobradinho, Taquari, Tramandaí, Três Coroas, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Vera Cruz.

MD_20150918164759cartaz_dia_d