CIDADESAÚDE

HSVP receberá repasse mensal de R$ 130 mil

OSÓRIO – O ano de 2022 não foi dos melhores para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Vivendo uma crise financeira, a até então direção do HSVP fez de tudo para conseguir resolver a situação. Não havendo outra solução, a não ser o corte de efetivo e de serviços, o Ministério Público resolveu agir e afastou toda a direção e os conselheiros do Hospital, passando o comando da instituição para o Governo do Estado.

Após alguns meses da nova gestão, o HSVP seguiu funcionando normalmente. E neste final de ano recebeu uma notícia que vai poder auxiliar nos gastos da instituição. Foi autorizado e publicado no Diário Oficial da União, a Portaria que concede ao Hospital um incentivo financeiro federal mensal no valor de R$ 130 mil reais e credencia o serviço de leitos de retaguarda para pacientes de média e alta complexidade.

Vale ressaltar que esse pedido foi realizado ao Ministério da Saúde em junho deste ano. A solicitação foi feita pelo, na época, presidente do São Vicente de Paulo, Marco Pereira, que recebeu apoio do deputado federal Alceu Moreira (MDB) e de Luciano Silveira, que foi eleito deputado estadual pelo MDB, durante as eleições de Outubro.

Segundo Marco Pereira, esse serviço possibilita o tratamento e recuperação no Hospital de pacientes que tenham realizado ou iniciado algum procedimento em hospital de média ou alta complexidade, e que podem dar continuidade no São Vicente de Paulo, mais próximo de seus familiares. Essa medida também agiliza vagas no hospital de onde este paciente veio transferido. “Todos ganham por mais está conquista. Estamos de parabéns!”, declarou o ex-presidente do HSVP.

FALTA DE PROFISSIONAIS

Enquanto isso, os problemas de falta de profissionais seguem no Hospital. Em comunicado, a instituição informou que durante o final de ano não haverá atendimento obstétrico e pediátrico. Após ficar sem atendimento durante os dias 24 e 25/12 (das 8h às 20h), o HSVP voltará a ficar sem atendimento desses serviços nos dias 31/12 e 1º de janeiro (das 8h às 20h). Vale ressaltar que no domingo (01/01), a partir das 22h até às 8h de segunda-feira (02/01), só haverá o serviço de obstetrícia, retornando a normalidade, a partir das 8h de segunda (02/01).