Hospital recebe um milhão de reais para construção do setor de Oncologia

OSÓRIO – O deputado estadual Luciano Silveira (MDB) encaminhou um milhão de reais para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Após tratativa junto a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, o valor foi destinado na segunda-feira (13). O dinheiro será utilizado para a reforma do espaço que receberá o setor de Oncologia, uma demanda histórica do Litoral Norte.
De acordo com o parlamentar osoriense, o investimento não será apenas para a construção de paredes e a compra de equipamentos, mas para “dar esperança” aos pacientes em busca de “salvar vidas”: “A gente sabe o quanto é difícil enfrentar um diagnóstico de Câncer. Com a implantação da Oncologia no Hospital São Vicente de Paulo vamos trazer dignidade, conforto e esperança para centenas de famílias. Desde o início do mandato defendemos a regionalização da saúde e esse é um grande passo para tornarmos isso realidade”, afirmou Silveira.
TRATATIVAS
Ainda na segunda, o prefeito Romildo Bolzan Júnior e o vice-prefeito Ed Moraes se reuniram com a secretária adjunta de Saúde do Estado, Ana Costa, e uma das interventoras do HSVP, Eleonora Walcher. Também estiveram presentes o secretário de Saúde do município, Gonzalo Rafael Pintos, e o presidente do Legislativo osoriense, Rossano Teixeira.
Durante o encontro, foi confirmado que o Governo gaúcho irá disponibilizar recursos para a construção do setor oncológico do Hospital. Ao final da reunião, Romildo informou que um novo encontro está previsto para os próximos dias, desta vez com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

SERVIÇO
Habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), a unidade do São Vicente de Paulo será responsável por atendimentos de quimioterapia, além da realização de cirurgias oncológicas para pacientes adultos. Vale ressaltar que, apesar da ampliação dos serviços, em um primeiro momento, não haverá oferta de radioterapia.
Os novos atendimentos vão beneficiar pacientes dos 23 municípios pertencentes à 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A previsão é que sejam realizadas, anualmente, 600 cirurgias, 600 Ecografias, 600 exames de Endoscopia e Colonoscopia, assim como três mil consultas.
Além disso, a Unidade também oferecerá serviços de farmácia hospitalar e suporte de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Os agendamentos serão realizados via Gercon, sistema de regulação de consultas especializadas do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado.

CRÉDITOS:
FOTO 1: Pietro Marques
FOTO 2: PMO
FOTO 3: Divulgação