Golpe do WhatsApp usa app de entregas para atrair 86 mil vítimas

Golpe do WhatsApp usa app de entregas para atrair 86 mil vítimas
Diversos golpes circularam pelo WhatsApp neste ano. Em geral, a estratégia dos cibercriminosos é usar a credibilidade de grandes empresas ou aproveitar datas comemorativas para atrair vítimas. Desta vez, a isca utilizada é um vale-compra no valor de R$ 100 para usar em pedidos de comida no aplicativo iFood. O dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, detectou pelo menos 86 mil casos do golpe em apenas 48 horas.
Como em outros golpes, a pessoa que clica no link compartilhado pelo WhatsApp é encaminhada para um questionário falso com três perguntas. Independentemente das respostas, uma nova tela é exibida com o pedido de compartilhamentos para assim obter o benefício.
Para tentar dar mais credibilidade ao golpe, são usadas montagens com comentários de pessoas nas redes sociais agradecendo ou comemorando o brinde recebido. Esse tipo de cibercrime buscar criar vulnerabilidades no sistema do smartphone para conseguir instalar vírus ou para roubar dados pessoas contidos no aparelho.
O ideal é não clicar em nenhum link suspeito e desconfiar de promoções e vantagens oferecidas pelo WhatsApp. Se necessário, acesse a página oficial da empresa para confirmar a distribuição de brindes e descontos.
Em nota o iFood se posicionou sobre o caso:
“O iFood esclarece que a mensagem que está sendo disseminada pelas redes sociais oferecendo um cupom de R$ 100 é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato. O iFood – líder de delivery de comida online – tem como propósito tornar a alimentação mais prática e prazerosa, e um de seus principais valores é o cliente. A empresa está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis. A companhia reforça que a transparência e o respeito aos seus clientes e funcionários estão em suas prioridades e se coloca à disposição para qualquer dúvida adicional”.
Fonte: R7