GERAL

Fecomércio-RS apresenta Agenda Legislativa 2025

A Fecomércio-RS apresentou as prioridades do comércio de bens, serviços e turismo do Rio Grande do Sul para o ano de 2025, no tradicional lançamento da Agenda Legislativa da entidade. O encontro, que reuniu empresários e sindicatos representantes do setor terciário, foi realizado na manhã de quarta-feira (2), no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), em Porto Alegre.

No documento, a Federação enfatiza a importância de uma gestão pública eficiente e responsável, que maximize o uso de recursos de forma transparente, promovendo serviços públicos de qualidade e fortalecendo a confiança da população. A busca constante por uma redução da carga tributária e sua simplificação é outro ponto crucial defendido pela entidade, que acredita que tal medida é indispensável para impulsionar a competitividade das empresas e fomentar o crescimento econômico, aliviando, assim, o peso financeiro sobre os empreendedores. Aliado a isso, a criação de um ambiente de negócios que favoreça o aumento da produtividade é fundamental, e passa por uma regulação menos burocrática e incentivos que estimulem a eficiência e inovação no setor empresarial.

No âmbito das relações trabalhistas, a Agenda pontua que a promoção da liberdade econômica e relações trabalhistas flexíveis são de vital importância para permitir um mercado dinâmico e a geração de novas oportunidades de emprego, além da necessidade de incentivo à formalização das empresas, como forma de assegurar uma competição justa e condições equitativas no mercado, combatendo o comércio ilegal.

Após a entrega da Agenda Legislativa, as autoridades fizeram suas manifestações. O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, afirmou que a defesa de bandeiras essenciais ao desenvolvimento econômico e social do país fazem, é um dos principais compromissos da Federação, enquanto entidade representativa do setor terciário gaúcho. “A Fecomércio-RS apoia fortemente a promoção de um ambiente democrático, assegurando as liberdades política e de expressão, fundamentais para o desenvolvimento harmonioso da sociedade. Este conjunto de bandeiras permeia toda a atuação das nossas lideranças com o objetivo de contribuir para a construção de um Rio Grande do Sul e um Brasil mais próspero, justo e equilibrado para todos”, declarou Bohn.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, a Agenda reforça políticas e ações necessárias para ter um Estado eficiente, além de prevenir e mitigar, de forma ágil, os efeitos de tragédias como as enchentes de 2024. “Sabemos como esta casa é comprometida com a eficiência da gestão pública. Nesse sentido, agradecemos o trabalho dos deputados para que não houvesse aumento de ICMS no Rio Grande do Sul. Essa sempre será uma pauta importante para a Federação. Que em 2025 possamos, além de reconstruir o Estado, avançar na agenda de desenvolvimento, tornando a nossa região mais próspera e melhor para produzir e viver”, finalizou o presidente da Fecomércio.

Presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn.
Presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn.

Já o deputado estadual Pepe Vargas (PT), presidente da Assembleia Legislativa, destacou a importância do diálogo e da proximidade com as entidades empresariais. “É um prazer recebê-los aqui, representantes de um setor que cumpre uma importante função no desenvolvimento econômico e social do no nosso Rio Grande”, disse o parlamentar.

Deputado Pepe Vargas, presidente do Legislativo do RS.
Deputado Pepe Vargas, presidente do Legislativo do RS.

CRÉDITOS: João Alves