CIDADE

Dirlei Souza é o novo secretário do Meio Ambiente

OSÓRIO – Foi realizada na manhã de segunda-feira (14), no gabinete do prefeito, a cerimônia de posse do novo secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária do município, Dirlei Souza. Ele assume o lugar de Fernando Campani, após o ex-secretário ter pedido exoneração do cargo no último dia 25 de fevereiro.

Estiveram presentes na posse o prefeito Roger Caputi, o vice-prefeito Martim Tressoldi, representantes da Condema, Comagro e Emater, vereadores, os demais secretários municipais, entre outras autoridades, além de familiares e amigos de Dirlei Souza.

Segundo Roger, o nome de Dirlei já estava nos planos desde o início, mas não imaginava que seria da forma que acabou acontecendo. Ele garantiu toda a liberdade para o novo secretário realizar o seu trabalho na pasta. “É um grande desafio de reorganizar a nossa agricultura, a patrulha agrícola, o maquinário e, principalmente, os nossos homens que estavam desmotivados. Te dou as boas vindas e agradeço por ter aceito o nosso convite para assumir essa grande responsabilidade”, disse o prefeito Caputi.

Já o vereador Miguel Calderon (Progressistas), amigo de muitos anos de Dirlei, afirmou que tem certeza de que, o agora secretário, terá sucesso no novo cargo. “A Secretaria de Agricultura está em boas mãos, principalmente pela seu conhecimento, trajetória e capacidade que tem. Desejo sucesso nesta caminhada, pois precisamos passar por essa crise. Passamos por muita coisa que ainda precisa ser resolvida e será coordenada para se resolver, principalmente na agricultura, que precisa de ajustes. Mas tenho certeza que vamos passar por isso. Sucesso meu amigo e irmão nessa nova caminhada”, declarou o vice-presidente do Legislativo osoriense.

Em suas primeiras palavras como o novo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Dirlei Souza valorizou a cerimônia, ressaltando a importância do momento: “é muito importante o ato para quem está chegando. Ainda mais para alguém que é da terra e viveu aqui (praticamente) a vida toda”, declarou.

O secretário aproveitou para lembrar da sua trajetória, principalmente na Emater, onde permaneceu por muitos anos, ocupando desde o cargo de Técnico de Base até a presidência da empresa. Dirlei destacou a importância da interação do público com o privado, realizando um trabalho de parceria, sempre com planejamento e discussão para resolver questões ambientais, econômicas, sociais e culturais.

Dirlei fez questão de ressaltar que a intenção de seu trabalho é fazer o que foi prometido pelo atual governo durante a campanha: trabalhar a sustentabilidade. Mas como fazer essa interrelação entre meio ambiente x produção, com intervenção humana de forma que seja valorizada a biodiversidade?

Conforme o secretário, Osório tem 25% do seu território composto por água, o que equivale a aproximadamente 665 quilômetros quadrados (km2) de extensão. No quesito área rural, o município conta com cerca de 600 estabelecimentos rurais e quase 400 famílias. “Houve uma mudança no cenário do município. E o nosso desafio é inserir esse novo desenvolvimento dentro desse contexto, com: preservação, cuidados ambientais, boa convivência com o meio ambiente, mas tendo, sobre tudo renda, porque se não, não vamos a lugar nenhum”, afirmou Souza.

Em relação ao seu antecessor, o secretário Dirlei falou que vai analisar cada projeto realizado por Fernando Campani e que tudo será apurado e mostrado de forma transparente: “O (Fernando) Campani veio de fora com todo o conhecimento para aplicar na Secretaria. Mas, devido a questões internas, acabou acontecendo tudo o que aconteceu. Então, com a ajuda e a graça de Deus, vamos evitar que esses fatos voltem a se repetir”, declarou.

Dirlei aproveitou para pedir apoio e orientação aos colegas secretários para fazer uma boa gestão, buscando serenidade no processo e atendendo as necessidades da população. “Vamos fazer tudo de forma sustentável para que as famílias possam se desenvolver e vamos trabalhar para isso. Dedicação, zelo e cuidado não vão faltar. A partir de agora passo a integrar a equipe do prefeito Roger e com muita humildade, me somo (ao time) com o objetivo de colaborar com o município”, declarou Dirlei Souza.

SEPARAÇÃO DAS PASTAS

Durante o ato, o prefeito Roger Caputi aproveitou para falar que a questão de a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária ser desmembrada segue sendo analisada e irá ser discutida com o novo secretário. O vereador Miguel Calderon, durante sua fala, se colocou contra a reforma administrativa, afirmando que a ideia é pensar no conceito Meio Rural, o qual segundo ele, engloba agricultura, pecuária familiar e meio ambiente; portanto, não havendo necessidade de uma separação da pasta.

Foto: PMO