Definidos os Delegados do Conselho Municipal de Cultura

OSÓRIO – No último dia 28 de setembro, a Câmara de Vereadores recebeua terceira Conferência Municipal de Cultura. O evento foi organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Juventude e Cultura, e pelo ConselhoMunicipal de Cultura.

O evento teve início com uma apresentação cultural. Em seguida foi lido o Regimento e na sequência, foram realizados dois Painéis. O primeiro foi comandado pela coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, Mari Martinez, com o tema: Democracia e Direito à Cultura Editais LPG. Na sequência, o Painel foi sobre os seis eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais; comandado pelo cientista Social e produtor Cultural Neidemar Alves.

Depois, houve um trabalho em grupo, sendo apresentadas as propostas. Por fim, aconteceu a eleição dos delegados, sendo escolhidos os seguintes nomes:

SOCIEDADE CIVIL

Titular: Henrique Silveira Leal

Suplente: Everton Wilbert Vieira

Titular: Karol Schimitz

Suplente: Francisca Dias

EXECUTIVO MUNICIPAL

Titular: Karla Janayna Silva da Silveira 

Suplente: Juliana Moraes da Silva

Vale ressaltar que os Delegados eleitos representantes da Sociedade Civil irão representar a cidade na 4° Conferência Estadual que vai acontecer em Porto Alegre, e, se forem selecionados, irão para a 4° Conferência Federal em Brasília (DF).