Defesa Civil monitora alertas de chuvas intensas, com risco de queda de granizo

MD_20151204120845tempo_4_dezA Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a possibilidade de chuvas intensas, com risco de queda de granizo, galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas, nesta sexta-feira (4).

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os ventos também podem chegar a 99 Km/h e a incidência da chuva pode ultrapassar 100 milímetros durante o dia. As áreas com maior probabilidade de serem atingidas são Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Metropolitana, Centro Oriental e Centro Ocidental Rio-Grandense.

Recomendamos aos municípios que adotem medidas preventivas julgadas cabíveis de acordo com a situação constatada em campo. Neste momento é importante a verificação da situação nas áreas de risco, bom como a possível ativação dos planos de contingência

A Coordenadoria Estadual se coloca, com equipes regionais, à disposição das localidades para suporte e auxílio. Informações podem ser repassadas pelo telefone de emergência 199. Vale ressaltar que alertas são previsões meteorológicas e podem ou não se confirmar.

Danos na Região Central 

Até o momento dois municípios – Jaguari e Nova Esperança do Sul, na Região Central – já registram danos em decorrência de chuva forte e queda de granizo que ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira (4). Conforme o coordenador de Defesa Civil daquela região, major Rinaldo Castro, 500 residências foram atingidas em Nova Esperança do Sul e 60 casas foram danificadas em Jaguari.

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Léa Aragón/Secom