Cremers vistoria instituições de saúde do Litoral Norte

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) iniciou a Operação Verão, promovida desde 2010 para verificar estrutura e condições de trabalho em instituições de saúde do Litoral Norte gaúcho. “Serão pelo menos 15 vistorias para identificar irregularidades ou deficiências que possam prejudicar o atendimento à população no período de aumento de demanda’’, afirma o coordenador do Departamento de Fiscalização (Defis) do Cremers, Luciano Haas.

A equipe, formada por médicos fiscais, coordenador e conselheiros do Defis, percorre, desde o dia 15 de janeiro, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades de saúde e pronto-atendimentos de 11 municípios para garantir que os médicos tenham condições adequadas de trabalho e a população receba atendimento de qualidade. Haas ressalta que todas as ações de fiscalização geram relatórios de possíveis irregularidades e recomendações necessárias para qualificar o serviço de saúde. Dependendo da situação encontrada, a atuação pode ou não ser levada ao conhecimento de outras instituições. ‘’Algumas vistorias podem resultar em encaminhamentos para Vigilância Sanitária, Secretaria da Saúde e Ministério Público”, esclarece o coordenador do Defis.

Já para o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, ações efetivas de fiscalização para verificar condições de trabalho e estrutura das unidades de saúde são essenciais e devem ser ampliadas no período de veraneio. ‘’O Conselho está ao lado dos médicos e da população, dando suporte e defendendo a boa Medicina’’, enfatiza Trindade.