Corsan recebe imprensa da região
OSÓRIO – Profissionais dos veículos de comunicação do Litoral Norte gaúcho estiveram, na tarde da última quinta-feira (24/04), participando de uma visita a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. A atividade faz parte do ‘Portas Abertas’, ação realizada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que visa apresentar a população e a instituições o trabalho realizado pela Corsan.
O Jornal Momento foi representado pelo jornalista Lucas Rodrigues. O grupo foi recebido por representantes das equipes Institucional, de Operações, Ambiental, de Responsabilidade Social e de Comunicação da Corsan. Na ocasião, os profissionais puderam conhecer toda a estrutura da ETE, cada etapa que compõe o sistema de esgotamento sanitário e os processos utilizados para transformar o afluente (esgoto bruto) em efluente (esgoto tratado).
ETE
A Estação de Tratamento de Esgoto tem autorização para processar 45 litros por segundo (l/s) de resíduos domésticos, o que equivale a 60 piscinas Olímpicas por mês. Porém, atualmente, processa apenas 22 l/s. O esgoto bruto passa por três etapas para se transformar em efluente 100% tratado. A terceira etapa, chamada terciária, é a fase avançada para remoção de nutrientes e proteção do local onde é feito o lançamento final do esgoto depois do tratamento.
“Temos uma operação em funcionamento durante 24 horas para que o efluente alcance todos os parâmetros e tenha qualidade superior ao que a Licença de Operação exige”, declarou o coordenador de Operações, Rodrigo Krentz. Segundo ele, “a Corsan realiza um trabalho sério de monitoramento, análises, aferição de vazão e de produtos químicos para garantir as dosagens corretas, que asseguram a qualidade do efluente que será devolvido de forma correta ao meio ambiente”, complementou Rodrigo.
Segundo o gerente Regional de Relações Institucionais, Luciano Brandão, a Corsan está pronta para garantir todas as metas estabelecidas e firmadas com os municípios. “Trabalhamos com transparência nos processos e nas informações. Estarmos próximos e em constante diálogo com as comunidades, com os órgãos de imprensa, com as instituições e com os poderes Legislativo e Executivo. É um objetivo diário que somos incansáveis em cumprir. O saneamento de qualidade é um fator determinante para as próximas gerações, para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Brandão.