Conta de luz mais barata derruba inflação

energia-elétricaA conta de luz ficou mais barata em abril no país. O motivo foi o ajuste feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que decidiu arrumar as tarifas e devolver dinheiro cobrado errado dos consumidores em 2016. O brasileiro pagou por encargos da usina de Angra III, que acabou não entrando em operação.

Na média nacional, a queda foi de 6,39%. Aqui na Região Metropolitana de Porto Alegre, a queda foi um pouco maior: 6,85%.

A pesquisa é do IBGE, que calcula a inflação oficial do país. A energia elétrica foi a principal pressão de baixa do IPCA.

O indicador recuou com força em abril. Passou de 0,25% em março para 0,14%. Na comparação com abril do ano passado, a queda é maior ainda. Naquele mês, o indicador estava em 0,61%.

12 meses – No acumulado,  o índice desceu para 4,08%, menos do que os 4,57% do mês anterior. Segundo o IBGE, é a menor taxa em 12 meses desde julho de 2007.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o recuo foi bem menor. O IPCA passou de 0,24% para 0,22%. Mas aqui tivemos o reajuste das passagens de ônibus.

Mas um alerta: preços de alimentos estão aumentando. Tomate e batata lideram esta disparada. Alguns indicadores paralelos de inflação já estão mostrando avanço no início de maio.