A Comissão Europeia afirmou nesta segunda-feira (20) que garantirá a suspensão das exportações para o bloco econômico de qualquer estabelecimento implicado na fraude desvendada pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal, deflagrada na sexta-feira (17). Segundo o jornal O Estado de S.Paulo,a comissão pediu ainda que membros os países adotem “uma vigilância extra” ao tratar de qualquer produto brasileiro no setor de carnes.
A Coreia do Sul anunciou que vai suspender temporariamente a importação de frango brasileiro da BRF. E, de acordo com a agência Bloomberg, a China também decidiu barrar por enquanto as compras de carne bovina do País.
A operação da Polícia Federal denunciou um esquema criminoso envolvendo empresários do agronegócio e fiscais agropecuários que facilitavam a emissão de certificados sanitários para alimentos inadequados para o consumo. De acordo com a PF, frigoríficos envolvidos nesse esquema criminoso “maquiavam” carnes vencidas e as reembalavam para conseguir vendê-las. As empresas subornavam fiscais do ministério para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização.
Segundo a PF, o esquema envolvia servidores das superintendências regionais do Ministério da Agricultura nos estados do Paraná, Minas Gerais e Goiás. Os investigadores informaram que eles atuavam diretamente para proteger grupos de empresários em detrimento do interesse público.