Atletas do Litoral vão representar o Brasil em mundial de Balonismo

João Vitor Justo venceu a 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo, em maio desse ano.

Entre os dias nove e 14 de agosto ocorre na cidade de Leszno, na Polônia, o Campeonato Mundial de Balonismo da categoria juniores. Na sua quinta edição, a competição vai contar com a participação de três atletas brasileiros, sendo dois gaúchos e um paulista.

Representando o Litoral Norte, estão os pilotos de Torres, João Vitor Justo e Laís Pinho. Disputando apenas eventos estaduais e nacionais, essa é a primeira vez que ambos vão disputar um campeonato dessa magnitude.

Vencedor da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo (realizado em Torres em maio desse ano), João Vitor falou sobre a preparação e expectativa para o mundial na Polônia: “Tenho voado todos os dias, e busco sempre treinar um pouco a questão da navegação. Não consegui realizar voos treino com equipamento próprio para isso, por causa da agenda de trabalho. Irei fazer alguns voos lá em Leszno mesmo, antes da competição. Estou ansioso, só de estar representando nosso país lá fora já é uma alegria imensa. Essa vivência, estar voando ao lado dos pilotos mais experientes do mundo será fantástico”, declarou o piloto.

Já para Laís, a ida ao país europeu é um “sonho realizado”. “Espero poder aprender muito nesta vivência, conhecer pessoas, técnicas, criar novas habilidades e também me divertir muito voando em um local totalmente diferente. Tenho feito alguns treinos, buscando aprimorar meus conhecimentos, mas tenho certeza que lá será tudo diferente, então minha maior preparação tem sido manter o psicológico preparado”, afirmou a atleta torrense.

Laís Pinho foi a primeira mulher piloto de balão no Sul do Brasil e é a única instrutora de Balonismo do pais. Atualmente ela tem sido uma das balonistas mais competitivas nos campeonatos que concorre – chegando em alguns pódios e sendo um grande exemplo para o fortalecimento do balonismo profissional entre o público feminino.

Além dos dois gaúchos, o outro representante na competição de balonismo é Fabio Pascoalino Passos, de Itupeva, cidade no interior de São Paulo. Essa é sua estreia como piloto em uma competição desse porte. Porém, já atuou em campeonatos mundiais, atuando como navegador, juntamente com o seu pai, o também piloto Fábio Passos. “Representar o meu país em um Campeonato Mundial Junior pela primeira vez certamente é emocionante. É uma mistura de emoção e ansiedade, mas tentarei representar o meu país da melhor maneira possível, pois estarei competindo com os melhores pilotos juniores do mundo”, afirmou Pascoalino.

O trio vai embarcar para a Polônia na quinta-feira (5). Eles vão competir na categoria Júnior, onde participam pilotos de até 30 anos de idade. Vale ressaltar que os três se classificaram, por meio do último Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado em 2019, na cidade de Araçoiaba da Serra (SP).

Foto: Blog do Balonismo

Laís Pinho foi a primeira mulher piloto de balão no Sul do Brasil e é a única instrutora de Balonismo do pais.