Animais marinhos são vistos em praias do Litoral

Nesta época do ano é cada vez mais comum avistar a presença de animais marinhos passando pela Costa gaúcha. Porém, devido a inúmeros fatores, alguns acabam vindo parar nas praias do Litoral e acabam virando atração. Na segunda-feira (6), um leão-marinho foi visto “descansando” na orla, próximo à plataforma de pesca de Tramandaí.

De acordo com a prefeitura, o animal estaria no local desde a noite de domingo (5). Devido à grande movimentação ao redor, o calçadão foi isolado. Conforme o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi acionado. O biólogo Maurício Tavares, do Ceclimar, explicou que “o animal em questão é um leão-marinho adulto macho. A espécie forma sua colônia no sul do continente, no Uruguai e na Argentina. Nos meses mais frios do ano, é comum que os machos se dirijam ao litoral brasileiro”.

Com pouco mais de dois metros e 350 quilos, os leões-marinhos não devem ser incomodados pelos seres humanos. “Esse animal caça no mar e, eventualmente, saem em direção à areia. Quando o mar está mais agitado, eles entram em direção ao continente e, em uma região urbanizada como Tramandaí, podem alcançar ruas”, afirmou Maurício.

O leão-marinho voltou para sua rota migratória na madrugada de terça (7), desaparecendo nas águas do oceano Atlântico. Mas ele não é o único visitante inusitado que as praias do Litoral Norte receberam nos últimos dias. Uma foca albina vem fazendo pausas para descanso em diferentes praias gaúchas desde a última sexta-feira (3).

Conforme o capitão Rogério Silva dos Santos, comandante 1º BABM, ela foi localizada em Balneário Pinhal e está sendo acompanhada pelo Ceclimar. Quando os agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) localizaram o animal, ele estava com estado de saúde debilitado. Segundo relatos, o mamífero teria sido atacado por cães. O local foi isolado e a foca recebeu atendimento dos agentes do Ceclimar.

Ainda de acordo com o comandante, o animal já consegue entrar no mar para se alimentar. A foca foi vista em Balneário Pinhal e, na terça (7), fez uma aparição em Cidreira. Ele pontuou que o quadro de saúde do animal evoluiu. “Ela está evoluindo. Chegou por Magistério, Balneário Pinhal e depois de entrar no mar pelo menos três vezes, hoje chegou ao centro de Cidreira”, comentou o capitão. Os agentes do Ceclimar seguirão monitorando a foca albina até que ela saia da Costa gaúcha.

Fotos: BABM